sexta-feira, 17 de julho de 2015

CULTURA: Arte contemporânea em foco



Novo projeto cultural de Melissa Flôres em Porto Alegre reúne um time de artistas e curadores para cursos e viagens de estudo - e tem como ação de lançamento um prêmio destinado à produção visual do Rio Grande do Sul

Um espaço para pensar sobre arte contemporânea: a proposta da Anis Cursos, apesar de caber em uma frase curta, carrega um desejo enorme. Concebida por Melissa Flôres – artista e escritora que assinou, entre outros trabalhos, o livro Cenas e Histórias de Amor –, a iniciativa cultural engloba cursos de pequena e longa duração, visitas a instituições culturais do Brasil e viagens de estudos além-mar. Costurando a extensa programação, está o firme propósito de causar um impacto positivo no cenário gaúcho da arte. 

Para concretizar os planos, a diretora, que por 10 anos esteve à frente da Arena Cursos e acompanhou de perto a evolução de diversos nomes das artes visuais do estado, tomou o cuidado de selecionar um grupo de artistas e curadores com currículo gabaritado e olhar vivo sobre a teoria e a prática artística. No quadro de professores, constam nomes como Fernanda Albuquerque (curadora), Gabriela Motta (curadora), Guilherme Dable (artista visual) e Mariana Silva (artista visual) – equipe que ainda vai aumentar. Em todos os formatos propostos, a Anisvai oferecer um ambiente receptivo de discussão, em que alunos de diversas formações possam se aprofundar no que há de mais relevante na Arte Contemporânea. 

O ciclo inaugural da escola ainda será marcado pela primeira edição do Prêmio Anis de Arte Contemporânea, criado em parceria com a Aura, plataforma de curadoria com atuação on e offline. Destinado a fomentar e difundir a produção de artistas visuais no Rio Grande do Sul, o concurso contemplará o vencedor com uma série de prêmios, incluindo um em dinheiro. Aos interessados, todas as informações sobre a escola, os cursos e o prêmio podem ser acessadas pelos canais digitais da Anis.


{Anis Cursos} 
Lançamento: agosto de 2015
Local das aulas: Rua Félix da Cunha, 1009/2º andar, no
bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Informações e inscrições: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui