quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CULTURA: Instituto Cultural Judaico Marc Chagall fará homenagem





Em jantar, a entidade voltada à divulgação e memória da cultura judaica no Rio Grande do Sul fará homenagens a personalidades da comunidade

No próximo dia 30 de novembro o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall – entidade criada para a divulgação da cultura judaica, vai celebrar 30 anos de atividades. O encontro será no Theatro São Pedro.

No jantar, duas personalidades da comunidade serão homenageadas pelo trabalho em prol da cultura judaica e do Instituto Marc Chagall, Eva Sopher e Jayme Sirotsky.

Sobre o Marc Chagall

O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, uma associação sem fins lucrativos, foi criado em Porto Alegre em novembro de 1985, por um grupo de intelectuais e membros da comunidade judaica, para suprir a falta de um organismo/Associação que divulgasse a cultura judaica de uma forma ampla.

Através de seu Departamento de Documentação e Memória , a instituição tem como objetivos favorecer o reconhecimento da identidade e o desenvolvimento de formas de expressão cultural da comunidade judaica brasileira e difundir a contribuição judaica para a cultura. Visa ainda estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a comunidade judaica do Rio Grande do Sul e do Brasil, promovendo a preservação e a divulgação deste material documental. Seus princípios norteadores são a preservação da memória da coletividade judaica no Rio Grande do Sul; o registro da sua presença na história deste Estado, em especial a da imigração; a ênfase da contribuição dos judeus para a sociedade brasileira na educação, artes, ciência, esporte, serviços, indústria, serviço público e outras; a promoção do diálogo, propagando as ideias de multiculturalidade, tolerância religiosa e a luta contra o preconceito; e a divulgação dos valores éticos do judaísmo.

Na década de 1980, de forma pioneira no país, a Associação coletou 570 entrevistas de imigrantes judeus e seus descendentes, passando a colecionar uma vasta documentação e a realizar pesquisas com este material. Seu acervo tem sido sistematicamente consultado por pesquisadores nacionais e estrangeiros e constitui um importante arquivo da memória da imigração judaica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui