segunda-feira, 11 de abril de 2016

CULTURA: Galeria de Arte Bublitz abre calendário de exposições 2016 com trabalhos de Fernando Ikoma



Porto Alegre, 11 de abril de 2016 – Sábado, 16 de abril, das 11h às 15h, a Galeria de Arte Bublitz lança sua agenda de mostras individuais com o paranaense Fernando Ikoma (Martinópolis, 22 de janeiro de 1945). Pintor, roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos brasileiro, o artista inaugura exposição com 20 pinturas que exploram o campo com trabalhadores na colheita de trigo, imagens de crianças e Dom Quixote, num estilo impressionista moderno. Vale destacar que Ikoma é uma das principais referências no Brasil na pintura de trigais.

Autodidata, antes de ingressar na pintura trabalhou como diretor de arte em diversas agências de publicidade. Embora seja descendente de japoneses, Ikoma não havia tido contado com os quadrinhos do seu País de origam, popularmente conhecidos como mangás, até conhecer o trabalho de Seto e Keizi. 



Nos anos 60, fez parte da EDREL, editora fundada por Minami Keizi, onde trabalhou no livro A técnica universal das histórias em quadrinhos. Após sair da EDREL, Ikoma ainda escreveu roteiros para a revista O Judoka da EBAL, para a revista Heróis da TV da Editora Abril e para a editora Grafipar. Em 2008, Ikoma, Yppe Nakashima, Minami Keizi e os irmãos Paulo e Roberto Fukue ganharam o Troféu HQ Mix na categoria Grande Mestre, pela primeira vez o Troféu premiava cinco artistas ao mesmo tempo. 

Entretanto, a maior da sua carreira foi dedicada as artes plásticas. No premiado currículo do artista, se destacam o prêmio em desenho no 11º Salão Paranaense dos Novos, e primeiro prêmio em pintura na 13ͣ edição do mesmo evento. Com telas espalhadas no mundo inteiro, Ikoma está no acervo do Vaticano e Casa Real da Suécia.



A exposição individual de Fernando Ikoma está aberta para visitação na Galeria de Arte Bublitz – Av. Neusa Brizola, 143, até 14 de maio, de segundas às sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Mais informações sobre o artista estão no blog http://fernandoikoma.blogspot.com.br/2010/10/bigornanet-os-dez-melhores-gibis-os-dez.html


Exposição de Fernando Ikoma
Abertura 16 de abril, das 11h às 15h
De 16 de abril até 14 de maio de 2016
Galeria de Arte Bublitz
Av. Neusa Brizola, 143
Segundas às sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h
Telefone 51 - 3029.0109

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui