Comum no cenário internacional o Environmental Graphic Design ganha força também no Brasil. Um novo conceito que une design, arquitetura e comunicação está mudando a forma de se pensar ambientes no varejo e prestadores de serviços. Muito mais do que simplesmente reformular um ambiente de uma escola, universidade, hospital ou comércio, entre outros, trata-se da criação e transformação do espaço colocando nesse ambiente conceitos e valores da própria empresa ou organização. Mais conhecido no cenário internacional, o Environmental Graphic Design é um conceito que ganha força no Brasil e a empresa pioneira nesse trabalho é a SCENO Environmental Graphic Design, com sede em Porto Alegre e atuação nacional. Por aqui você encontra projetos de identidade visual, ou seja, é um termo conhecido no mercado. Já o Environmental Graphic Design não. Poucos sabem os limites de atuação e o que as pessoas querem saber é, afinal, o que é isso? Na verdade esse fato é ótimo, porque traz um componente de novidade e posicionamento - explica o diretor de planejamento e gestão de clientes da SCENO, Roberto Bastos. Os trabalhos utilizam, entre outras aplicações, a sinalética, que significa a sinalização, porém com identidade da marca. Somado a isso, os projetos ganham a integração da arquitetura, paisagismo e comunicação já que existe a necessidade de se colocar informação nos ambientes. Há uma convergência do design gráfico da arquitetura e da comunicação no sentido de criar um ambiente totalmente transformador. Somos, com convicção, pioneiros no Brasil como empresa de design que oferece esse tipo de serviço - completa Roberto. Não há um termo em português que explique claramente o significado de Environmental Graphic Design, assim como o próprio termo design. O posicionamento da SCENO em cima de Environmental Graphic Design surgiu das características e experiências dos três profissionais com vivência de mais de vinte anos de mercado com desenvolvimento de projetos pautados por diferentes áreas. Reunimos um conjunto de projetos relevantes que nos capacitam e habilitam a nos identificarmos como especialistas nesse assunto. Nós identificamos no mercado brasileiro que poucas empresas tem essa especialização, explica o diretor comercial da SCENO, Fernando Franco. Após o planejamento do trabalho e da definição de uma proposta que conduza o projeto, é através da arquitetura que temos condições de tangibilizar o conceito de environmental graphic nos espaços. Dentro da nossa metodologia de trabalho, as etapas sistemáticas do planejamento arquitetônico conduzem o desenvolvimento do projeto, garantindo que ele tenha início, meio e fim. Dessa maneira temos a segurança de que a cada etapa avançada conseguimos nos aprofundar de maneira coerente e consistente na solução - explica diretor de projetos da SCENO, Gabriel Gallina. O escritório conta com três nomes de peso: Fernando Franco, Roberto Bastos, Gabriel Gallina. Em apenas dois anos de atuação a SCENO Environmental Graphic Design realizou projetos para empresas como Petrobras, Boston Medical Group, Walmart, Hopi Hari, Lojas Quero Quero, Rede Agafarma, Colégio Anchieta, Unisinos, Ecofrotas, Goldsztein Cyrela, (Parque Germânia), Goldsztein Patrimonial (Shopping Paseo), Oak´s, Grupo Itambé (FK), Hospital Moinhos de Vento, Grupo Pão de Açucar e Shopping Total, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui