O novo trabalho de Vítor Ramil terá um valor especial. Pela
primeira vez, o cantor, compositor e escritor gaúcho adere ao crowdfunding para
realizar um projeto artístico e convida o público para participar como agentes
e parceiros da produção.
Em parceria com o Traga Seu Show, plataforma
pioneira de financiamento coletivo de projetos musicais no Rio Grande do Sul, a
campanha prevê o lançamento no segundo semestre de um songbook, com 60 músicas
da sua autoria e um álbum duplo de 30 canções em voz e violão com participações
especiais. O novo disco já tem título, "Foi no mês que vem", e caso
atinja a arrecadação necessária para sua realização, será gravado em Buenos
Aires, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Todo o trabalho será documentado através
de vídeos que serão disponibilizadas na Internet.
O formato de produção e arrecadação de projetos culturais
através de crowdfunding é uma novidade no Rio Grande do Sul. Lançado no
segundo semestre do ano passado, o Traga Seu Show é opção para artistas
e produtoras que desejam realizar seus shows e projetos com auxílio do público.
Além da campanha de Vítor Ramil, outro projeto está no ar atualmente.
A nova queridinha da música uruguaia Ana Prada pode
desembarcar na capital gaúcha no início de junho, para um show especial do dia
dos namorados. Um Tributo a Mercedes Sosa também deve entrar no ar
nas próximas semanas. Capitaneado pelo músico Luiz Carlos Borges, o projeto vai
reunir nomes como Shana Müller e Daniel Torres para cantar sucessos do ícone da
música argentina. Se decolar o projeto irá realizar três shows no palco do
Theatro São Pedro, em julho.
Todos os detalhes e contrapartidas são explicados no
site www.tragaseushow.com.br em texto e vídeo
gravado pelos próprios artistas. Quem colaborar com o projeto de Vítor Ramil,
por exemplo, recebe contrapartidas que variam de acordo com cada incentivo.
Poderão ser acesso ao material exclusivo na Internet, gravuras originais,
raridades da discografia, download das faixas ou o disco físico. Para shows, os
ingressos são reembolsáveis, devolvidos aos apoiadores proporcionalmente ao que
for arrecadado após a ativação da campanha, nos pontos de venda e na
bilheteria. Se a cota máxima for atingida, os financiadores assistem ao show
gratuitamente. Caso a quantia arrecadada não atinja o valor mínimo estipulado
até o prazo final, o público recebe o investimento através do PagSeguro e o
show não acontece.
O modelo de financiamento coletivo é aberto a qualquer um
disposto a investir na realização de um projeto e viabiliza a mobilização entre
artista e público com uma ação direta, cultural e política.
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