Acompanhando
o crescimento de um mercado que se desenvolve a passos largos no Brasil - moda
e beleza – o Grupo Competence apresenta o Competence Lab -
uma plataforma de tendências, inspirações, inovação e comportamento com
conteúdos exclusivos para os clientes.
Nesta
edição o projeto tratou de tendências de moda - Fashion Trends – e
o tema foi a Primavera-Verão 2012/2013 e trouxe informações de qualidade,
colhidas ‘in loco’ na Europa por uma das mais antenadas fashion
stylists e blogueiras de moda do Brasil, a gaúcha Roberta Weber. Durante
dois dias, os clientes do segmento - Grupo Paquetá e Panvel - mergulharam
num mundo de novidades com referências e propostas de moda, PDV, vitrines e
ações promocionais.
Com a mudança
no perfil da classe média brasileira, cada vez mais o segmento
de moda adquire status e se populariza. Segundo o IBOPE Pyxis,
em 2011 o setor movimentou R$ 136 bilhões no Brasil, sendo que a
classe B foi responsável por 42%, seguida de perto da C, com 39%. Higiene e beleza – outro dos focos do Competence
Lab – também vem num crescente. Ainda conforme o IBOPE Media, o setor
fechou o primeiro trimestre de 2012 com quase R$ 2 bilhões de
investimentos em publicidade.
Cristina
Francioni, diretora da Competence, afirma
que o objetivo é mostrar com pesquisa, como os clientes podem usar as
tendências a seu favor e direcionadas para seus consumidores. “Este projeto se fundamenta em três pilares que unem a
inteligência estratégica à criativa e à conectiva, reforçando nosso papel de
construtores de marcas e, consequentemente, contribuindo para o negócio do
nosso cliente”.
Roberta
Weber apresentou ao grupo as dez macrotendências em moda e design que estão em
evidência nas vitrines e ruas de Londres e que deverão pontuar o próximo verão
no Brasil. Um dado importante destacado por Roberta é que o consumo de
esmaltes vem registrando um crescimento vertiginoso em todo o mundo. Dados
publicados no New York Time em abril deste ano, demonstram que em 2011,
a comercialização do produto cresceu 67% em relação ao ano anterior. O
NYT destaca que é esmalte é o cosmético mais à prova de recessão que existe. No
Brasil, conforme dados da Associação
da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor
movimenta anualmente cerca de R$ 500 milhões e as indústrias
lançam coleções que variam de quatro a doze cores a cada estação. Na Panvel a
média é de cinco novidades.
Para
Renata Ferreira, coordenadora de marcas próprias da Panvel, afirma que o Competence
Lab aponta uma visão do futuro de comportamento do cliente e do próprio
consumo, sendo uma importante ferramenta na gestão das marcas dentro do
portfólio de produtos. “O projeto nos baliza na construção de estratégias e
certezas”, observa Renata. Aliás, as marcas próprias da Panvel vêm apresentando
um crescimento expressivo, sendo responsável, hoje por 20% do giro dentro do
segmento de perfumarias. Esse percentual é significativo, principalmente, se considerar
que as marcas próprias começaram a ganhar força de cinco anos para cá,
quando nasceu a ‘Panvel Secret’. Hoje já são 15 subgrupos de marcas que atendem
todos os perfis de consumidores.
Paulina Bacher, gerente de marketing do Grupo Paquetá, diz que o
projeto tem contribuído muito. “Ele organiza tudo que está acontecendo em
termos de tendência e direciona para o perfil de nossas lojas, uma vez que a
agência conhece o perfil do nosso cliente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui