terça-feira, 28 de outubro de 2008

COMPORTAMENTO: Que tal não fazer nada? E entrar para o Clube do Nadismo?

Fazer nada não é tão fácil quanto parece, não é? Pode dar ansiedade, culpa, etc... Ou simplesmente nunca sobra tempo pois sempre surge alguma coisa pra fazer e lá se vai o sossego.

Criado em Londres pelo designer e consultor criativo, Marcelo Bohrer, o Clube de Nadismo teve seu lançamento oficial no Brasil em 2006 obtendo grande repercussão. Atualmente com quase cinco mil sócios o Clube, que também já tem adeptos no exterior, teve em outubro seu primeiro evento internacional realizado em Londres. Lá, quem está apoiando a iniciativa é o renomado jornalista Carl Honoré, escritor do bestseller mundial DEVAGAR. Outro personagem que conhece e apóia o projeto é o sociólogo italiano Domenico De Masi, autor de famoso “Ócio Criativo”. O objetivo é criar um momento especial que oferece a oportunidade rara de efetivamente parar e não fazer coisa alguma.

Já foram realizados mais de 20 eventos em capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Os encontros são públicos e acontecem no mínimo uma vez por mês sempre em belos e tranqüilos parques. As pessoas que se associam recebem por e-mail a programação com data, local e dicas especiais. Então podem literalmente se programar para fazer nada. Os associados no clube acreditam que a pressa constante para cumprir todas as atividades do dia-a-dia de forma produtiva e eficiente tornou-se um vício. Por isso é tão difícil parar, desligar, desconectar... Ficar sem fazer nada parece perda de tempo, parece ser algo inútil ao mesmo tempo que gera ansiedade e sentimento de culpa.

Marcelo Bohrer é conhecido por seus inúmeros trabalhos inovadores, e esta semana prepara o lançamento do seu livro Nadismo, Uma Revolução Sem Fazer Nada. Será nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, na Saraiva MegaStore do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, às 20h15min.

Antes disso, às 19hs, acontece o TalkShow sobre o nadismo no Palco das Artes do Praia de Belas Shopping. Neste bate papo que será apresentado por Túlio Milman o público terá a oportunidade de conhecer melhor o tema e fazer perguntas ao autor. Em seguida, na livraria Saraiva no segundo andar, acontece a sessão de autógrafos.

O livro, ao contrário do que se viu durante a Entrevista no Jô, não está em branco. Sua páginas apresentam um conceito revolucionário para os dias de hoje – fazer nada também é aproveitar o tempo – e com muita qualidade. Marcelo relata, baseado nos depoimentos que recebe dos sócios, que sua maior satisfação é perceber que as pessoas estão compreendendo a proposta do nadismo e adorando. “Afinal, nessa vida corrida e ocupada quem não quer ter um tempinho para não fazer nada?” argumenta. O livro, que chega ao mercado pela editora MegaLivro, traz um brinde especial, uma carteirinha de sócio do Clube de Nadismo para que os novos adeptos já possam praticar oficialmente. Mais informações sobre a obra e o movimento podem ser obtidas no site http://www.nadismo.com.br/

“Hoje em dia ter tempo livre é algo bastante raro, a proposta é que se escolha, às vezes, fazer nada de propósito permitindo-se desfrutar desse tempo sem culpa. Neste sentido, o Nadismo é um significativo agente de mudança cultural, pois cria a consciência da importância do tempo livre e descompromissado, do prazer de simplesmente desfrutar desses momentos de fazer nada sem pressa.”, explica Marcelo.

SEJA SÓCIO E CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui