
A atriz Jane Fonda vai voltar à Broadway, depois de 46 anos, para estrelar a peça 33 Variations. Vencedora de dois Oscars e três Globos de Ouro, Jane ficou afastada dos palcos e do cinema para se dedicar à carreira de escritora. A peça, escrita e dirigida por Moises Kaufman, conta a história da fascinação de Beethoven por uma valsa trivial. Fonda vai interpretar Katherine Brandt, uma musicóloga que tenta descobrir a origem dessa obsessão do compositor. "Estou muito animada em participar da nova peça de Moises. Eu não posso esperar para voltar ao palco com ele neste papel que entendo tão bem", disse Fonda, de 70 anos.

A peça 33 Variations deve estrear no começo de 2009.
A atriz estreou na Broadway em 1960, na peça There Was a Little Girl, papel pelo qual ganhou uma indicação ao prêmio Tony de melhor atriz coadjuvante. Sua última aparição na Broadway foi no drama Strange Interlude, de 1963.
Jane sempre foi conhecida por inúmeras atividades artísticas e políticas.
No cinema, ela foi ícone sexy no filme Barbarella. Foi ativista política contra a Guerra do Vietnã.

Chegou a visitar o país em plena guerra. Logo depois casou-se com o também ativista Tom Hayden, a quem ajudou a eleger deputado pelo Partido Democrata. Foi a mulher do magnata das comunicações Ted Turner e
rainha americana do fitness, fazendo muita gente queimar calorias com seus vídeos de ginástica aeróbica. Um dos vários vídeos produzidos por Fonda, chegou a vender mais de 17 milhões de cópias. Em sua carreira,
Jane Fonda recebeu seis indicações ao Oscar na categoria melhor atriz. Os filmes foram A Noite dos Desesperados (1969), Klute - O Passado Condena (1971), Julia (1977), Amargo Regresso (1978), Síndrome da China (1979) e A Manhã Seguinte (1986). Fonda venceu em 1971 e 1978. Ela recebeu ainda uma indicação na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo filme Num Lago Dourado (1981), feito ao lado de seu pai, Henry Fonda. Este foi o único filme em que os dois atuaram juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui