segunda-feira, 3 de maio de 2010

ENTREVISTA: Ana Fiori, uma bailarina que se tornou estilista ...

Este site adora mostrar o trabalho de jovens profissionais. Desta vez, nosso bate-papo é com Ana Fiori, uma garota que vem surpreendendo com seus belíssimos vestidos. No perfil de seu blog, Ana já se apresenta: “Estilista, estudante de Design de Moda, ex-futura arquiteta, desenhista veterana e bailarina aposentada”. Sim, e ela ainda cursou artes plásticas.
Ana Fiori revela que é fascinada por vestidos com
movimento fluidos, de preferência feitos de seda pura. “Talvez seja pela influência dos meus anos e anos no ballet e jazz”.
Na hora de colocar em prática todo esse talento, trabalho é o que não falta para a garota. Além de produzir muitos modelitos para festas, recentemente ela também foi chamada para a produção de moda de uma campanha publicitária de uma grande construtora.
Nas fotos que ilustram essa entrevista aparecessem a modelo Vitória Chaves Barcellos, e a própria Ana, sentada ao chão, dando os últimos retoques no look da sua cliente Laura Bicca. As garotas foram clicadas pelo fotógrafo Fabrício Barreto. Confira a entrevista:


Quando você descobriu que gostaria de trabalhar com moda?
Ana Fiori -
Eu sempre quis, mas levei certo tempo para acreditar na viabilidade desse desejo. Quando terminei o ensino médio, ainda não existiam faculdades de moda em Porto Alegre. Acabei cursando dois anos de Artes Plásticas na UFRGS e alguns outros de Arquitetura e Urbanismo na UniRitter, até aceitar que eu precisava trabalhar com algo que me desse muito prazer, mesmo sendo um caminho aparentemente mais difícil, então fiz ingressei no Design de Moda.

Como foram suas primeiras produções?
Ana Fiori -
Logo no início do curso aceitei a encomenda de uma saia, e a partir daí não parei mais de produzir. Desenvolvo os modelos de acordo com o corpo de cada cliente, sempre procurando salientar suas qualidades. Juntas, escolhemos os tecidos nas cores de sua preferência, e, durante o processo, faço diversas provas para que o vestido fique na medida exata e tenha o melhor caimento possível.

Qual a técnica que você utiliza?
Ana Fiori -
Gosto de trabalhar com a técnica da moulage, que consiste basicamente em moldar o vestido sobre o manequim e que permite chegar a resultados que seriam impossíveis utilizando apenas as técnicas de modelagem plana. Muitas vezes, acabo trocando a ideia inicial por outra que funcione melhor tridimensionalmente.

Como surgem suas inspirações?
Ana Fiori -
Minhas maiores inspirações são a antiguidade clássica e a estilista Madeleine Vionnet, famosa nos anos 20 pela introdução do uso do tecido enviesado – o famoso corte em viés. Acredito muito mais no corte e nas texturas e volumes que se pode conseguir com um tecido do que nos brilhos e bordados, e, talvez por influência dos meus anos de ballet e jazz, sempre imagino vestidos com movimento, dando preferência a tecidos fluidos de seda pura.

Conheça mais o trabalho da Ana Fiori acessando http://www.atelieranafiori.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui