sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ENTREVISTA: Bianca Juliano fala de sua trajetória no mercado de ações

A executiva Bianca de Menezes Juliano tem apenas 27 anos, mas já carrega muita experiência no mercado financeiro e, acreditem, capacitou mais de 150 mil investidores. Bianca é formada em administração de empresas pela UFRGS e sócia da XP Investimentos, empresa fundada em 2001 em Porto Alegre, que está entre as dez maiores do ranking Bovespa, sendo a corretora que mais cresce no Brasil. Com a missão de ensinar as pessoas a investirem na bolsa de valores, Bianca diz que é fundamental ter disciplina, planejamento e conhecer bons investimentos. E acrescenta "o momento financeiro que o Brasil está passando não poderia ser melhor". Confira abaixo a entrevista com esta profissional que adora o que faz:
* Quando você começou a se interessar pelo mercado de ações? Há 4 anos, quando comecei a economizar parte do que eu ganhava e investia no mercado de ações, comecei a me interessar cada vez mais por este assunto, inicialmente por perceber que era a forma de investimento mais atrativa da época. Logo em seguida comecei a trabalhar diretamente com mercado de ações, já trabalhava no mercado financeiro, mas ainda não com este foco.
* Como foi sua primeira experiência com ações? Iniciei através do Fundo de Ações XP Investor FIA, antes mesmo de vir a trabalhar aqui na XP. Foi ótima experiência e responsável por muitas conseqüências positivas na minha vida, tive ganhos que me surpreendiam a cada dia, a cada comparação com a poupança, começava a querer investir mais e mais, comecei com um pouquinho para conhecer e depois segui fazendo investimentos mensais. Tenho este hábito até hoje e seguirei por muitos e muitos anos.
* O que é mais interessante para você neste trabalho? O que mais gosto é estar em contato com pessoas, assessorando e mostrando uma nova forma de ver e lidar com o assunto "acumulação de riqueza". É curioso ver o rosto das pessoas com expressão de surpresa quando percebem o poder que têm em suas mãos em relação ao futuro financeiro. Às vezes gosto de finalizar a palavra com uma frase de Robert Kiyosaki, do livro Pai Rico Pai Pobre, que diz: "Cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média."
* O que é fundamental na hora de investir? Ter disciplina, planejamento e conhecer bons investimentos. Investimentos que respeitem o perfil do investidor, por isso também considero essencial ter uma boa assessoria e informação, para que se possa mapear este perfil da melhor forma.
* Como você avalia o atual momento econômico do Brasil? O momento que vivemos não pode ser melhor, estamos em franco crescimento e desenvolvimento econômico, capa da The Economist somente confirma isto. "Brasil Takes Off" (Brasil Decola), ou seja, já está todo o mundo vendo que estamos decolando, agora é hora do próprio brasileiro ver isso, acreditar nas empresas brasileiras e começar a investir nelas através da Bolsa!
* Qual seu conselho para aqueles que estão começando? Busque auxílio de um profissional da área, assista a palestras e cursos para mais do que absorver conhecimento técnico, absorver a filosofia do investimento em ações e seu verdadeiro significado.

2 comentários:

  1. Essa Mulher simplesmente representa a garra e determinação feminina e é referência de todas as mulheres brasileiras do mercado Financeiro

    ResponderExcluir

Comente aqui