Está de volta aos palcos um dos grandes sucessos do teatro gaúcho: Cabarecht, de Humberto Vieira, com direção musical de Cida Moreira, estreou em 2009 na galeria La Photo e no ano passado cumpriu uma temporada no Foyer Nobre do Theatro São Pedro e ainda celebrou o encerramento do 17º Porto Alegre e entrega do 5º Prêmio Braskem com uma apresentação de encantar o público. Agora, o musical está de volta ao Foyer do Theatro São Pedro, de 15 a 24 de março, nas terças, quartas e quintas, às 20h. Durante o espetáculo, o Foyer estará com o serviço de bar funcionando, com um menu criado especialmente para as apresentações. O espetáculo será apresentado às 20h, mas o cabaré abre às 18h para receber o público no clima. A montagem, baseada na obra de Bertolt Brecht, revisita os cabarés alemães nas primeiras décadas do século XX, pontos de encontros de artistas e intelectuais politizados que apresentavam seus trabalhos. O público era formado por artistas, mas também por uma platéia burguesa e curiosa, muitas vezes satirizada por eles nas encenações. O espetáculo resgata o decadente glamour da época e coloca em cena a hipocrisia das classes dominantes. A direção musical de Cida Moreira vai de encontro ao que Brecht costumava fazer em seus espetáculos: pontuar com música suas óperas e peças, propondo ora entretenimento, ora estranhamento. Kurt Weill e Hans Eisler, e letristas como o próprio Brecht, Ira Gershwin, Maxwell Anderson e Roger Frenay, estão presentes em versões de Antonio Carlos Brunet, Sílvia Vergueiro e Luiz Roberto Galízia. No elenco figuram grandes artistas do teatro brasileiro: Cida Moreira, Zé Adão Barbosa, Sandra Dani e Antônio Carlos Brunet. A iluminação é de Cláudia de Bem. Bertolt Brecht foi, sem dúvida, um dos mais importantes dramaturgos do século XX. Um homem de teatro, que revolucionou a dramaturgia moderna, artista lúcido e sensível às contradições de seu tempo, e, sobretudo, um intelectual politicamente engajado. Sua existência e sua obra situam-se num contexto histórico marcado por efervescentes mudanças políticas, sociais e artísticas, que ele soube muito bem traduzir para o palco, mesclando, com maestria, arte e política, evidenciando uma preocupação com o verdadeiro diálogo entre palco e platéia. Personalidade crítica, inquieta, aberta ao diálogo, capaz de como poucos -, reformular suas próprias idéias até o fim da vida e, talvez o mais importante: uma figura para quem o humor é absolutamente necessário seja quais forem as circunstâncias. Um teatro em que não se pode rir dizia é um teatro do qual se deve rir. As pessoas sem senso de humor são ridículas. O diretor Humberto Vieira afirma que a qualidade e a importância da obra brechtiana já justificaria um projeto como esse, mas, pode-se agregar a elas, o fato deste autor ter sido pouco montado nos palcos gaúchos. Data de 1998 a montagem de Noite Brecht, pelo Teatro Vivo, um recital de canções de Brecht & Weill, que é a última montagem profissional de uma obra do autor ou nele inspirada, no Estado. Também se soma a isto, o fato de eu ter pesquisado em minha dissertação de Mestrado, as montagens da obra do autor realizadas pela diretora Irene Brietzke, em Porto Alegre, junto ao Teatro Vivo.
Ficha técnicaDireção e roteiro: Humberto Vieira
Direção musical: Cida Moreira
Elenco: Cida Moreira, Sandra Dani, Antônio Carlos Brunet, Zé Adão Barbosa
Iluminação: Claudia De Bem
Programação visual: Humberto Vieira
Cabarecht - De 15 a 24 de março (terças, quartas e quintas) às 20h. Foyer Nobre do Theatro São Pedro - Praça Marechal Deodoro, s/n. Centro - Porto Alegre
Mais informações: 3227.5100
Ingressos: R$ 40 reais com 50% de desconto para associados do Theatro São Pedro, idosos, estudantes e classe artística. A venda na bilheteria do Theatro São Pedro.
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