

Beleza é o bem estar físico e mental. De corpo e espírito. Ela varia segundo os padrões de cada época, cultura e raça.
Existe a beleza ideal?
Não. Existem padrões. Eles são voláteis. Impulsionados pela mídia principalmente. Na cirurgia plástica costumo dizer que a beleza está nos olhos de quem a vê.
Como você vê a relação entre beleza, harmonia e sensualidade?
Elas andam juntas. A harmonia é a base da estética humana. Um belo nariz em um rosto feio torna-o pouco atraente. Um belo rosto com um nariz feio torna-o desinteressante. A sensualidade se resume na maneira como traduzimos nossa beleza, seja explícita ou não. Saber somar e mostrar esta tríade, beleza, harmonia e sensualidade é uma arte. Como toda arte, os excessos são indesejados.
Com a popularização da cirurgia plástica, é bastante freqüente que cada vez mais, pessoas jovens o procurem?
Sim, os jovens cada vez mais buscam a cirurgia plástica, tratamentos a laser e estéticos. É hoje quase uma imposição da vida moderna. O cirurgião plástico precisa ser muito criterioso, ter bom senso e saber muitas vezes dizer não. Ou pelo menos ainda não. Pessoalmente não entendo como é possível uma jovem de 16 anos ser submetida à colocação de silicone nas mamas. Sua cabeça e seu corpo, com raras exceções, não estão prontos para esta cirurgia, esta mudança. O mesmo vale para a lipoaspiração. Não há dúvidas de que os jovens estão amadurecendo cada vez mais cedo. Cada vez mais têm acesso à informação.

A partir de que idade podem ser realizadas cirurgias plásticas?
Isto depende do tipo de procedimento. Não basta ter um problema ou querer modificar parte do corpo. É preciso primeiro avaliar se este paciente em potencial tem uma idéia adequada do tratamento, se é uma pessoa madura capaz de entender as limitações da medicina e da cirurgia plástica e, fundamentalmente, se tem uma leitura real do problema, do tratamento, dos resultados e das limitações e riscos. No adolescente, a cirurgia do nariz e orelhas em abano é muito freqüente. No adulto jovem temos a lipoaspiração e a colocação de silicone. Jovens rapazes buscam corrigir a ginecomastia - mamas avantajadas em homens.
E quais cirurgias são mais queridas pelos jovens atualmente?
Sem dúvidas, lipoaspiração e colocação de silicone.
Como saber se o pedido do paciente é realmente necessário ou se o mesmo está querendo apenas seguir o que é ditado pela moda?
O cirurgião plástico é, antes de tudo, médico. Não operamos narizes ou seios, operamos pacientes que têm sentimento, expectativa, muitas vezes conflitos e sofrimentos. O plástico precisa saber ouvir, precisa dedicar tempo a seu paciente, conhecê-lo melhor. Uma boa e aberta relação médico-paciente é à base de um resultado saudável, tratamento seguro e paciente satisfeito.

É comum que os pacientes cheguem ao consultório com expectativas demasiadamente grandes em relação às intervenções que querem realizar? Como você lida com isso?
Sim, é muito comum. Procuro ser franco e dedicar tempo à consulta. Muitas vezes você não pode dizer isto na primeira consulta, pede que o paciente retorne, algumas vezes pede que volte com algum familiar. Acredito que o cirurgião honesto e de bom senso ganha seus proventos com as cirurgias que realiza e ao mesmo tempo ganha seu prestígio com aquelas que deixam de fazer!
O que não se "conserta" com a cirurgia plástica?
A medicina e a plástica, por conseqüência não são uma ciência exata. Existem riscos sempre. Muitas vezes precisamos retocar um nariz, uma cicatriz ou alguma irregularidade de gordura. Cada ser humano reage de maneira diferente a um mesmo procedimento. A palavra consertar é dura. Não consertamos, aprimoramos, corrigimos, estimulamos. Procuramos sempre um corpo são em uma mente saudável, alegre, positiva e realista com as limitações na natureza, do seres humanos e da medicina.
A Clínica Goldman fica na Av. Augusto Meyer, 163 conj. 1203, em Porto Alegre – RS. O telefone para informações 51 3342-7722 e e-mail clinica@goldman.com.br . Acesse: www.goldman.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui