terça-feira, 3 de abril de 2012

CIDADE: Um espaço para a arte da marcenaria

Porto Alegre vai ganhar o primeiro local da cidade dedicado aos amantes da marcenaria. A Confraria da Madeira será inaugurada no dia 3 de abril, com uma proposta pioneira que integra ensino e prática em um só ambiente. “É a concretização de um sonho. A ideia une uma paixão pessoal, que é o hobby da marcenaria, com um novo negócio, a partir de uma lacuna existente no mercado”, aponta o economista André Campos, idealizador e fundador da empresa.


A Confraria da Madeira vai oferecer cursos de marcenaria e também abrir o espaço para quem quiser colocar em prática seus projetos pessoais. As aulas serão individualizadas e o participante terá flexibilidade de horários. Inicialmente, serão dois cursos: básico e avançado, além da oficina de marcenaria, em que o participante vai produzir seus próprios móveis, com a orientação de instrutores especializados. Os cursos serão totalmente práticos. Embora voltado para a marcenaria como lazer, a Confraria buscou em um centro de excelência da área os profissionais que vão orientar o aprendizado das técnicas de atividades com madeira.

Segurança - É uma das principais preocupações da Confraria da Madeira, que vai desde a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) até a utilização de equipamentos de última geração e uma proposta individualizada, na qual todo o contato com os equipamentos é pessoalmente acompanhado pelos instrutores.

Sustentabilidade - O primeiro curso da arte em marcenaria de Porto Alegre vai funcionar na Rua Maranhão, 402, no Bairro São Geraldo, em um espaço de 500 metros quadrados . O ambiente foi totalmente projetado pelas arquitetas Rosa Prezzi e Isabel Magalhães para atender às necessidades de quem têm a marcenaria como hobby, com conforto e segurança. O local também foi pensado para atender preocupações com a sustentabilidade, como o uso de materiais que não agridem o meio ambiente, como pedras de ardósia no piso, que são reaproveitadas em outros espaços; também foram utilizadas madeiras de reflorestamento e instaladas torneiras e vasos sanitários econômicos. Um jardim interno integra o ambiente. A Dazjaki – Decoração de Jardins, responsável pelo projeto e execução, buscou criar um espaço acolhedor e harmonioso. E a preocupação com a sustentabilidade também está presente nos materiais utilizados nos cursos, nas oficinas de marcenaria e no destino dado aos resíduos gerados com a produção.

Tábuas de madeira – Antes mesmo de inaugurar, a Confraria da Madeira elaborou os primeiros objetos, entregues como parte do convite a um público selecionado. São tábuas multi-uso, que servem para corte de frios, caipirinha e outros, elaboradas em cerejereira certificada pelo Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui