quinta-feira, 26 de abril de 2012

EVENTO: Coleção Photo Poche ocorre em Porto Alegre


O FestFotoPoA em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil (Maison de France) e a editora Cosac Naify trazem à Porto Alegre o lançamento da versão brasileira da coleção Photo Poche e o lançamento do livro Sertão, de Tiago Santana, da coleção Photo Poche. O evento vai ser no dia 27 de abril, a partir das 19 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre) e na ocasião será realizado um debate com as participações de Daniel Benevides, editor da Cosac Naify, Benoit Rivero, co-editor da coleção Photo Poche francesa e Tiago Santana. Entrada franca.

Criada em 1982, em Paris, pelo editor de livros Robert Delpire, a Coleção Photo Poche foi inicialmente publicada pelo Centre Nationale de la Photographie, órgão ligado ao Ministério da Cultura com a finalidade de difundir a fotografia como expressão. Com mais de 150 livros publicados em três coleções (Histórias, Notas e Sociedade) e um dos projetos editoriais em fotografia mais difundidos do mundo, é referência para qualquer estudo ou pesquisa sobre a área.

Inicialmente, na versão brasileira, pela Cosac Naify, serão lançados cinco volumes: Henry Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Man Ray, Helmut Newton e Eliott Erwitt. A escolha dos primeiros autores - que não segue a cronologia da coleção francesa - se deu a partir de uma reflexão entre a história da fotografia e a história da própria editora, há tempos ligada ao gênero. Um início que abarca também diferentes estéticas em períodos históricos distintos, abrindo assim um panorama que vai do jornalismo à moda, passando pela fotografia autoral. Ao mesmo tempo, são nomes já mais conhecidos do público em geral - o que facilita também sua entrada no país.

 LANÇAMENTO do livro “Sertão” - Tiago Santana (Coleção Photo Poche)

A emblemática coleção Photo Poche, criada e dirigida por Robert Delpire (editor do clássico Les Américans, de Robert Frank), tornou pública sua mais recente edição: Sertão, de Tiago Santana. Inserido na série Photo Poche Société, o livro traz 71 fotografias realizadas entre 1992 e 2006, com introdução do cubano Eduardo Manet, e sintetiza uma experiência visceral de um fotógrafo comprometido com sua região e sua gente.

Tiago Santana que dedicou-se a fotografar seu povo e seu território, agora ganha o reconhecimento da coleção mais prestigiosa da fotografia mundial. Seu trabalho tem consistência, maturidade e adquire importância não só pela extensiva e persistente presença na região, mas principalmente porque propõe uma nova eficiência para a fotografia documental.

O sonho de todo fotógrafo é ver seu trabalho registrado num livro, pois é ele quem vai garantir alguma longevidade para as imagens. No caso da publicação do ensaio Sertão na coleção Photo Poche Société, Tiago é duplamente reconhecido: além de ampliar a discussão de um tema de enorme importância para nossa cultura visual, tem a garantia de que sua distribuição terá ressonância em escala global. Tiago Santana é o segundo fotógrafo brasileiro, depois de Sebastião Salgado, a publicar nesta importante coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui