quinta-feira, 31 de maio de 2012

ARTE: ‘Intervenção’ apresenta relação entre arte e design


A relação entre arte e design é o tema da mostra Intervenção, que acontece a partir do dia 1° de junho no Espaço Cultural ESPM. Organizada pela Plexo DesignLab, laboratório de design, a exposição reúne quatro obras de Clarissa Motta Nunes e 15 telas de Fernando Ribeiro. Os artistas gaúchos apresentam intervenções na identidade visual da Plexo através de pinturas, desenhos e instalações.

Como matéria-prima, Clarissa e Fernando utilizam cartões de visita, envelopes, folhas e outros materiais da Plexo. As técnicas de recorte, colagem, pintura sobre tela e desenho, por exemplo, proporcionam a criação de peças diversificadas. Dentre suas obras, Clarissa apresenta uma instalação com cartões de visita em forma de lustre, enquanto Fernando exibe uma obra interativa e telas de acervo.

A exposição tem a curadoria das sócias da Plexo, Mariana Giuliani e Roberta Hentschke, que possuem estudos na área artística, e propõem a desterritorialização da arte e do design, tirando-os de seu habitat ao criar novas linguagens e significados. “A exposição ‘Intervenção’ tem como ponto de partida a relação inquietante entre arte e design. O cartão de visitas vira uma superfície e é levado para a galeria. Perde seu propósito de ‘apresentar a empresa’ e vira arte? Nos propomos a descobrir esta relação, o lugar da arte e do design”, explica Roberta Hentschke.

Os artistas responsáveis pelas obras se reúnem especialmente para a exposição. Clarissa MN, como prefere ser chamada, é graduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, e dedica-se à pintura, desenho, criação e desenvolvimento de produtos, design de superfícies, ilustração e cenografia. Tem participação em eventos como Artemosfera e Cow Parade. Já Fernando Ribeiro é publicitário e mora atualmente no Rio de Janeiro, onde realizou residência artística com o professor Charles Watson. A partir de performances na Bienal Lado B em 2007, passou a se interessar por pintura e desenho através de novas combinações. Hoje estuda pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A mostra segue até o dia 20 de junho, de segunda à sexta-feira das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h. O Espaço Cultural ESPM fica localizado na Rua Guilherme Schell, 350.

                                                      
Serviço:
O QUE: Exposição ‘Intervenção’
QUANDO: De 01 a 20 de junho
ONDE: Espaço Cultural ESPM (Rua Guilherme Schell, 350) - Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui