segunda-feira, 21 de maio de 2012

CIDADE: Varejo à espera de uma solução para os freeshops na fronteira


O varejo gaúcho da região de fronteira espera para as próximas semanas um avanço do Projeto de Lei que prevê a instalação de freeshops na região. A proposta está no Senado para ser apreciada, mas ainda sem uma previsão para o debate. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) aposta na medida como um fator de impulso para o segmento, que enfrenta uma forte concorrência do comércio no país vizinho impedindo o desenvolvimento das cidades fronteiriças. Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguarão, Maria Emma Mendes, a comunidade está apoiando a criação das chamadas lojas brancas nas cidades gêmeas, localizadas na linha da fronteira.

- O objetivo é tornar harmônica a relação nessas regiões para que possa haver o crescimento das cidades. Hoje elas estão muito prejudicadas. Contamos com o apoio dos senadores Ana Amélia Lemos (PP), Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB) - explicou a líder do movimento.

Antes de ir a votação no plenário do Senado, a proposta deve passar por duas comissões: de Relações Exteriores e de Assuntos Econômicos.

Ao todo são 30 cidades que atendem aos critérios exigidos para instalação de freeshops em todo o Brasil. Desse total, 12 são municípios gaúchos: Tiradentes do Sul, Porto Mauá, Porto Xavier, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão e Chuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui