quarta-feira, 30 de maio de 2012

CULTURA: Cara a Tapa volta em cartaz no Teatro Renascença


A vai!ciadeteatro completa em 2012 quatro anos de trajetória e está com muitas novidades. Entre elas, no mês de junho, a companhia exibirá seus três trabalhos – Cara a Tapa, Agora eu Era e Parasitas - no Teatro Renascença, durante cinco semanas. O espetáculo Cara a Tapa será o primeiro dessa temporada, de 01 a 17 de junho, as sextas e sábados, às 21h e domingos, às 20h.

Escrito por Tarcísio Lara Puiati, “Cara a Tapa” foi reconhecido pelo Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho em 2006 e venceu o Prêmio Carlos Carvalho Auxílio-Montagem em 2011, onde realizou temporada de 10 dias também no Teatro Renascença, no ano passado. A direção é de João Pedro Madureira e no elenco estão Cassiano Ranzolin, Frederico Vasques, Laura Leão, Patrícia Soso, Sofia Ferreira e Vinícius Meneguzzi.

O que o grupo apresenta nesta montagem é um verão fora de hora: com o mar projetado ao fundo, elenco em trajes de banho, esportes praianos e plataformas de areia, “Cara a Tapa” tem como ponto de partida um casal em crise tentando reconstituir fatos do passado. Em cena, outros atores ora representam o alter-ego do casal, ora representam policiais, amantes, personagens de filme noir e de musicais dos anos 50. A dificuldade de relacionamento entre as pessoas é um tema já abordado pela companhia nas peças anteriores. "O desafio desse processo é fazer o espectador entrar no teatro e se sentir em outro lugar, brincar com as suas percepções", observa o diretor.  

A narrativa não-linear e não conectada abre possibilidades de experimentações imagéticas – um dos alicerces na pesquisa da vai!. Assim, novos elementos foram agregados ao texto, ampliando significados e multiplicando efeitos na dramaturgia. Os problemas que se estabelecem durante o espetáculo, expostos em narrações e em ações, revelam que o casal está envolvido em um crime e conduzem o público na tentativa de desvendar esse mistério.

Ainda entre as novidades da vai!ciadeteatro, em fevereiro deste ano, o grupo, um dos mais atuantes na cidade, foi escolhido para participar da residência artística no Studio Stravaganza. Com isso, será possível desenvolver novos projetos e ensaiar os trabalhos anteriores ao longo do ano, exibindo espetáculos mais maduros para o público gaúcho. A iniciativa faz parte do Projeto Stravaganza 24 Anos - Diálogos Contemporâneos II, contemplado pela SMC com o Programa Municipal de Fomento ao Trabalho Continuado em Artes Cênicas.


Cara a Tapa
De 01 a 17 de junho (sextas e sábados, às 21h e domingos às 20h)
Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)
Ingressos: R$ 20,00

R$ 10,00 para estudantes, idosos e classe artística.

À venda na bilheteria do Teatro Renascença, uma hora antes do início do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui