quinta-feira, 17 de maio de 2012

CULTURA: Gaúchos aderem ao crowdfunding


O novo trabalho de Vítor Ramil terá um valor especial. Pela primeira vez, o cantor, compositor e escritor gaúcho adere ao crowdfunding para realizar um projeto artístico e convida o público para participar como agentes e parceiros da produção.

Em parceria com o Traga Seu Show, plataforma pioneira de financiamento coletivo de projetos musicais no Rio Grande do Sul, a campanha prevê o lançamento no segundo semestre de um songbook, com 60 músicas da sua autoria e um álbum duplo de 30 canções em voz e violão com participações especiais. O novo disco já tem título, "Foi no mês que vem", e caso atinja a arrecadação necessária para sua realização, será gravado em Buenos Aires, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Todo o trabalho será documentado através de vídeos que serão disponibilizadas na Internet.

O formato de produção e arrecadação de projetos culturais através de crowdfunding é uma novidade no Rio Grande do Sul. Lançado no segundo semestre do ano passado, o Traga Seu Show é opção para artistas e produtoras que desejam realizar seus shows e projetos com auxílio do público. Além da campanha de Vítor Ramil, outro projeto está no ar atualmente. A nova queridinha da música uruguaia Ana Prada pode desembarcar na capital gaúcha no início de junho, para um show especial do dia dos namorados. Um Tributo a Mercedes Sosa também deve entrar no ar nas próximas semanas. Capitaneado pelo músico Luiz Carlos Borges, o projeto vai reunir nomes como Shana Müller e Daniel Torres para cantar sucessos do ícone da música argentina. Se decolar o projeto irá realizar três shows no palco do Theatro São Pedro, em julho.


Todos os detalhes e contrapartidas são explicados no site www.tragaseushow.com.br em texto e vídeo gravado pelos próprios artistas. Quem colaborar com o projeto de Vítor Ramil, por exemplo, recebe contrapartidas que variam de acordo com cada incentivo. Poderão ser acesso ao material exclusivo na Internet, gravuras originais, raridades da discografia, download das faixas ou o disco físico. Para shows, os ingressos são reembolsáveis, devolvidos aos apoiadores proporcionalmente ao que for arrecadado após a ativação da campanha, nos pontos de venda e na bilheteria. Se a cota máxima for atingida, os financiadores assistem ao show gratuitamente. Caso a quantia arrecadada não atinja o valor mínimo estipulado até o prazo final, o público recebe o investimento através do PagSeguro e o show não acontece.

O modelo de financiamento coletivo é aberto a qualquer um disposto a investir na realização de um projeto e viabiliza a mobilização entre artista e público com uma ação direta, cultural e política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui