quinta-feira, 28 de junho de 2012

CIDADE: Concluída revitalização do Edifício Ely


Após revitalização, o Edifício Ely é entregue, pela Tumelero e FTEC – Faculdade de Tecnologia, ao acervo arquitetônico e patrimonial da cidade no dia 26 de junho, em evento simbólico a partir das 8h30min. Considerado um dos monumentos arquitetônicos da capital do Rio Grande do Sul, foi construído, por iniciativa do comerciante Nicolau Ely, em ousado projeto no início do século 20, entre 1922 e 1923, pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn. Um dos pontos referenciais do ecletismo que marcou as construções em momento importante para a evolução da cidade, e uma de suas atrações turísticas, o Edifício Ely é um bem coletivo, inventariado pelo município como Patrimônio Histórico e Cultural. Hoje, aos 90 anos de sua construção, renova-se, contribuindo com a valorização do Centro Histórico.

O processo de revitalização teve início em janeiro de 2012 e deu atenção especial à preservação arquitetônica, com a restauração das estátuas, manutenção dos padrões de acabamentos e utilização de materiais mais resistentes aos efeitos climáticos. Construído em alvenaria, o prédio tem 8.000m², distribuídos em quatro andares, e 3.220m² de fachada, com abundância de janelas altas e estreitas, delicadas esquadrias, balaustradas, cúpulas e ornamentos e grades em ferro forjado, destacando-se um belo frontão com volutas, sendo internamente simples e despojado. As estátuas das fachadas são de autoria do escultor Alfred Staeger.

Localizado na rua Conceição, 283, o Edifício Ely abriga atualmente a unidade centro da Tumelero, cadeia de lojas de materiais de construção, que adquiriu o prédio em 1982, além da FTEC, que ocupa os três andares superiores. Conforme o diretor de Operações da Tumelero, Sérgio Bandeira de Mello, o objetivo principal da revitalização do prédio foi de dar continuidade a uma política de preservação e de constantes ações promovidas pela empresa. “A Tumelero, como marca gaúcha e portoalegrense líder no varejo de materiais de construção, busca sempre se associar a iniciativas que visam preservar e valorizar os fatos históricos e a cultura.”

Para o diretor geral da FTEC, Cláudio Meneguzzi, o sucesso da obra comprova ser fundamental o trabalho conjunto para a obtenção de resultados diferenciados. “Para uma instituição de ensino de nível superior, como a FTEC, é um grande orgulho participar da recuperação de um prédio com todo esse significado histórico e cultural. Esperamos que a comunidade valorize a revitalização deste patrimônio que está ao alcance de todos.” 

A revitalização do Edifício Ely contou com o apoio de Tintas Renner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui