sexta-feira, 15 de junho de 2012

CULTURA: As quatro estações do ano estão representadas num projeto cultural inovador do Grupo MEME


O Programa MEME quatro estações de cultura foi contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 e vai apresentar uma diversificada agenda cultural durante os próximos 12 meses. Realizado pelo Grupo MEME, o programa consiste em seis projetos de atividades artístico-culturais que integram a programação anual do espaço cênico MEME Santo de Casa Estação Cultural. O projeto se iniciará no dia 21 de junho de 2012 e completará suas quatro estações até 2013.

Dentre as atividades previstas estão projetos de pesquisas cênicas (dança, teatro, música, circo e artes visuais, espaço para improvisações nas sextas-feiras, espaço para a arte experimental, residências artísticas (incluindo a vinda de artistas de outras regiões do país e do estado, que também pesquisem linguagens cênicas e possam trocar experiências com os artistas da cidade), e ainda os projetos: Rua da Criança, que pretende mais uma vez abrir as portas para a ampla participação da comunidade e difundir arte e diversão na região através de brincadeiras infantis como ciranda, cinco marias, amarelinha, perna de pau, dentre outras, e, por fim, o Educar Dançando, projeto de inclusão social que nasceu há quatro anos e ensina dança contemporânea, dança-teatro e outras técnicas cênicas a um grupo de crianças do bairro em condição de vulnerabilidade social.

O MEME Santo de Casa Estação Cultural existe desde janeiro de 2010 e funciona em um simpático casarão construído em meados da década de vinte, no seio do bairro mais antigo de Porto Alegre, a Cidade Baixa. Já o grupo MEME nasceu de uma oficina de montagem ministrada por Paulo Guimarães no projeto Movimentos Incessantes/Porto Alegre Cidade Que Dança, realizado em 2004, pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre. Desde então tem desenvolvido diversas e contínuas atividades, incluindo a abertura de sede própria: o MEME Centro de Pesquisa do Movimento, espaço que, promovendo o intercâmbio, a experimentação e o diálogo de processos híbridos de criação artística, se firmou como um centro agregador de outras linguagens artísticas, além da dança.

Coordenado pelo coreógrafo e bailarino Paulo Guimarães, o espaço cultural oferece aulas de dança contemporânea, arte circense, danças circulares, pilates, alongamento, condicionamento físico, hatha yoga, cadeias musculares, dança de salão, teatro infantil e teatro para terceira idade. Paralelamente, o grupo desenvolve laboratórios de criação em dança e abre o espaço para que grupos independentes possam dialogar e desenvolver suas pesquisas e experimentações seja em dança, teatro, circo, música ou artes visuais.

Shows, lançamentos de discos, projetos culturais, apresentações das mais diversas ocupam o espaço que também é restaurante, oferecendo almoços, e bar para happy hour, num ambiente agradável, arborizado e aconchegante.

Outras informações:

MEME Santo de Casa Estação Cultural
Rua Lopo Gonçalves, 176. Cidade Baixa
Fone: 51 3019-2595
centromeme@centromeme.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui