sexta-feira, 15 de junho de 2012

GASTRONOMIA: Livro Sabor de Calábria revela as tradicionais receitas italianas da região


As receitas culinárias guardadas a sete chaves pelas famílias italianas estão a um passo de serem reveladas no livro Sabor de Calábria. Toda a tradição dessa gastronomia, passada de mães para filhos, foi transcrita e será revelada por Elisabeth Scorza Baltar, Gianpietro Sanzi e Rossana Filippon Scorza, organizadores do livro, dia 17 de junho, às 17h, na Livraria Cultura em Porto Alegre. A obra, que tem prefácio de Luis Fernando Veríssimo, reúne 54 receitas que resgatam a lembrança dos sabores, dos aromas e dos relatos praticados por ascendentes calabreses radicados em Porto Alegre, principalmente daqueles originários de Morano Calabro. A título de curiosidade, Morano Calabro está localizada na região da Calábria na Itália, e é cidade-irmã da capital gaúcha há 30 anos.

O livro surgiu do desejo de três filhos de calabreses de perpetuar essa saborosa culinária e, para isso, se reuniram e compilaram as receitas da cozinha calabresa até então repassadas oralmente no dialeto moranês. Elisabeth, Gianpietro e Rossana observavam e saboreavam desde crianças o preparo dos pratos e se orgulhavam de suas mães e das comidas dispostas à mesa. Com a decisão de transformar os melhores pratos em um livro, o trio teve de produzir e testar uma a uma das receitas para colocar em prática a criatividade e a individualidade de cada avó, mãe e tia, responsáveis pelas delícias gastronômicas. 

O resultado desta compilação é um generoso livro com o melhor da expressão “mangia che te fà bene”, que além da dedicação à cozinha, manifesta o afeto do convívio familiar à mesa. Com o objetivo de transmitir este legado gastronômico e os costumes dos calabreses, o livro é bilíngüe, e as receitas são ilustradas com curiosidades e ditados populares no dialeto moranês.

Com produção da LIGA produtora cultural, o projeto é viabilizado pela Lei Rouanet e tem o patrocínio da Toniolo Busnello, Coviplan e apoio da ACIRS Língua e Cultura Italiana, todos essenciais para que o livro Sabor de Calábria fosse realizado. Buon Apettito!


Serviço:

Lançamento do livro “Sabor de Calábria”

Dia 17 de junho, às 17h, na Livraria Cultura

(Av. Túlio de Rose, 80 – Shopping Bourbon Country – 2º andar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui