quarta-feira, 4 de julho de 2012

GASTRONOMIA: Febrachoco oferece Programa de Inovação para Chocolate Gourmet


Se consolidando como uma das principais feiras do setor no País, a Feira Brasileira do Mercado do Chocolate – Febrachoco prepara mais uma novidade para sua segunda edição.

Este ano, será apresentado em parceira com o Instituto Tecnológico de Alimentos da América Latina – Ital / Cereal Chocotec o “Programa de Inovação para Chocolate Gourmet”, que tem o objetivo de ampliar o conceito de chocolate gourmet no segmento de chocolate artesanal.

O coordenador da Febrachoco, Caio Tomazeli, recorda que a relação entre Gramado e o chocolate gourmet ganhou expressivo destaque na edição anterior da feira, quando o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados – ABICAB, Getúlio Ursulino Netto, declarou que a cidade deve ser a capital do chocolate gourmet no Brasil.

Com forte tradição na chocolateria nacional, foi em Gramado que se criou a primeira fábrica de Chocolate Caseiro do Brasil, por Jayme Prawer, em 1975. “O aprimoramento do chocolate produzido aqui tem o propósito de promover a qualidade sensorial do chocolate brasileiro”, ressalta Tomazeli, que completa: “Esta iniciativa da Febrachoco e do ITAL atende a missão do evento de fortalecer o segmento de chocolate artesanal com o conceito de chocolate Gourmet, e reafirmar Gramado como o maior centro de excelência do chocolate do Brasil”.

Para avaliar a qualidade desta saborosa iguaria algumas características são levadas em conta, como: aparência, sabor e derretimento na boca. “O derretimento está ligado ao equilíbrio dos ingredientes: cacau, leite, açúcar e manteiga de cacau, sendo a manteiga de cacau o ingrediente principal para esse derretimento ser perfeito”, explica o coordenador da Febrachoco.

O “Programa de inovação para chocolate gourmet ITAL - Cereal Chocotec/ Febrachoco” foi desenvolvido com foco nos pequenos e médios fabricantes de chocolate e será dividido em quatro módulos: “Diagnóstico tecnológico”, “Aprimoramento”, “Treinamento da tecnologia do chocolate” e “Transferência da tecnologia”. O plano de trabalho será apresentado pelo diretor da ITAL – Cereal Chocotec, Valdecir Luccas, na Febrachoco 2012, durante palestra ministrada no Congresso Latino Americano do Chocolate – Chocolatino, congresso da feira que acontece no dia 29 de agosto.

A Febrachoco conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO, além de patrocínio da Harald Chocolates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui