terça-feira, 11 de setembro de 2012

BELEZA: Cabelos lisos exigem cuidados especiais


Adorado por uma boa parte das mulheres, o cabelo liso conta hoje com diversas soluções que auxiliam a preparação e tratamento, sendo uma parte feita em salões de beleza e outra em casa. Apesar dessas facilidades é preciso cuidado para que a saúde capilar seja sempre respeitada. O alerta é do cabeleireiro da Visual Hair Design e educador da Redken, Rafael Cruz. 

- O segredo para ter cabelos lisos perfeitos é agregar tratamento em casa com o tratamento profissional. A recomendação é usar sempre protetores térmicos para fazer o liso e tratar em casa com máscaras de tratamento - explica. 

A característica principal do cabelo liso, segundo o profissional é que ele tem o bulbo capilar redondo, diferente dos ondulados/cacheados que são achatados ou ovais. Também costuma ter camadas de cutículas mais seladas naturalmente.

A queixa mais comum das donas desse tipo de cabelo são a falta de volume e a oleosidade. Esses problemas são causados por uma série de fatores que podem ser ambientais, mecânicos, químicos ou psicofísicos. 

- Para a lavagem, o indicado é o banho com a água fria, pois a temperatura não altera a espessura do frio. A água muito quente pode dilatar a fibra deixando-o opaco. Ao contrário do que muita gente pensa o cabelo liso pode ser lavado todos os dias. Já a hidratação depende do tipo de procedimento que o cabelo passou. Em todos os casos uma vez ao mês é o ideal. Já cabelos sensibilizados pode ser feito a cada 15 dias - completa Rafael.

Outras dicas rotineiras podem ser úteis. Um cuidado a ser observado é o tipo de escova a ser usada. A peça ideal é a de cerdas naturais em casos de cabelos ondulados, e de metal em caso de cabelos mais difíceis, porque estas esquentam mais e por isso oferecem um liso melhor. 

O shampoo deve ser passado em toda extensão e comprimento do couro cabeludo e pontas dos fios. Já o condicionador deve ser passado da altura das orelhas para baixo. 

O uso frequente da chapinha é um dos vilões, segundo o especialista. A alta temperatura destas ferramentas sensibilizam as camadas de cutículas deixando o córtex exposto e as pontas porosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui