quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CULTURA: Feira do Livro faz releitura de contos de Grimm


Viver e praticamente "entrar" na narrativa de um livro foi a proposta desenvolvida na 1a edição da Feira do Livro, realizada ao longo desta terça-feira (25/09). A iniciativa envolveu alunos do Colégio Província de São Pedro, desde as séries iniciais ao Ensino Médio. 

- O projeto contou com um trabalho interdisciplinar envolvendo ensino do alemão, português, história e inglês. Foram analisados contos de Grimm, cada um com um enfoque diferente. Os alunos fizeram peças de teatro e filmes, o que os aproxima da leitura. Além da dramatização, foi usada tecnologia para editar os filmes e deixar o conteúdo ainda mais atrativo para alunos do Ensino Médio - explicou a coordenadora do Ensino Médico, Magaly Barbieri.

Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm são autores alemães consagrados por fábulas infantis. Entre os contos mais famosos estão Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida. A escolha do tema para Feira do Livro do Colégio Província de São Pedro, envolvendo os Irmãos Grimm, ocorreu porque em 2012 é celebrado os 200 anos da publicação do 1º volume dos Kinder- und Hausmärchen (Contos para as Crianças e para a Família). A seção de contos teve grande repercussão internacional.

Os jovens participaram do projeto fazendo encenações de alguns clássicos. Foi o caso do trio Renata Ossanai, Gabriela Scalco e Juliana Paiva Costa que interpretaram João e Maria. O evento teve também sessão de autógrafos e contação de história do livro "Chuvesia", obra que foi elaborada pelo professor Mario Cruz e que contou com ilustrações da estudante Carolina Zorzetti que se formou no ano passado no Colégio Província de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui