quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MODA: O inverno 2013 será de puro luxo: o que era excesso nas passarelas, agora é street style

Projeto da Competence apresenta plataforma com 10 macrotendências em moda para a próxima temporada

Com a mudança no perfil da classe média brasileira, cada vez mais o segmento de moda – principal foco do projeto Compence Lab / Fashion Trends - adquire status e se populariza. Segundo o IBOPE Pyxis, em 2011 o setor movimentou R$ 136 bilhões no Brasil, sendo que a classe B foi responsável por 42%, seguida de perto da C, com 39%.

Influência barroca, guarda-roupa masculino, a polêmica década de 80 e o pretinho nada básico. A cartela de cores é mega sofisticada, com destaque para tons de vinho e roxo. Requinte e maximalismo dominam. É o luxo dos luxos, pois o que era excesso nas passarelas, agora vem para as ruas. Essas e outras tendências foram apresentadas pela fashion stylist, Roberta Weber, na quarta edição do Competence Lab/ Fashion Trends - evento promovido semestralmente pelo Núcleo de Moda da agência - que aconteceu nesta terça-feira (9 de outubro), na sede do Grupo Competence, em Porto Alegre, especialmente para o Grupo Paquetá.

Catalogando as opções em 10 macrotendências, a pesquisa foi focada em calçados femininos, masculinos, infantis e acessórios. Na sua avaliação alguns itens estarão confirmados nas coleções que encantarão as brasileiras na próxima estação. Entre os destaques estão as botas de montaria, estilo barroco com muito preto e dourado, os brocados, pedrarias, aplicações e arabescos nas estampas, além da continuidade das estampas animal print. Além disso, ao pesquisa detectou duas outras novidades: os saltos curvados e decorados e as bolsas objeto de desejo das europeias ao estilo da doctor bag lançada pela Prada.

Com relação à ala masculina, Roberta observa que o brasileiro é pouco ousado, preferindo as tendências mais tradicionais. Do que foi coletado nas ruas e centros de modas europeus, principalmente em Londres, Roberta aposta em modelos como corturnos e abotinados e os tons pinhão, caramelo e preto. No estilo que denomina esporte cool, ela observa que pode haver uma leve aposta em toques com cores discretas.

E as crianças ganham cada vez mais espaço na moda. Uma forte tendência para os pequenos é o estilo ‘mini me’ , com as crianças usando as mesmas roupas e acessórios dos pais. Nesta grande tendência entram as estampas animal print, os coloridas, os spikes, e até os sneakers, questionados pelos pais, mas idolatrados pelas meninas que veem encantadas a possibilidade do salto alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui