segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MÚSICA: Estação Musical promove Conversas com o Compositor

Evento possibilita o encontre entre compositores e ouvintes

Para tornar mais acessível a obra de compositores contemporâneos, a Escola de Música Estação Musical realiza no final do mês de outubro um evento que reúne músicos e público em geral. Um momento de troca, em que os compositores também são beneficiados com as opiniões dos ouvintes, já que o debate proporciona o enriquecimento de ideias para a composição de novas músicas.

A iniciativa partiu dos músicos Rodrigo Carraro (flauta), Deisi Coccaro (canto), Fernada Kruger (violão) e Fernando Fleck (violão), que tem como principal objetivo possibilitar ao público uma compreensão das obras a partir da visão do compositor. O projeto Conversas com o Compositor teve início em 2010, com uma apresentação sobre a obra do compositor Fernando Mattos no auditório da Escola de Música Estação Musical. Desde então, o grupo já realizou diversos concertos dedicados à obra de Dimitri Cervo, Daniel Wolff, Felipe Azevedo e Geraldo Fischer.

No concerto do dia 31 de outubro, haverá uma retrospectiva desses quase dois anos de projeto, com apresentação das obras dos compositores que já integram o repertório do Conversas com o Compositor. Também, será exibido um vídeo de cada compositor, com comentários das obras.

Currículo dos Músicos
Deisi Coccaro – Bacharel em música pela Ufrgs em 2005, participou de vários cursos com renomados professores, como Steve Smith (EUA), Cláudio Arais Dias (Alemanha), Laura de Souza (Brasil/Alemanha), Sandro Christopher (Brasil/EUA), Annette Küttenbaum (Alemanha), Liliana Polli (Itália), Johan Eller (EUA) e Marconi Araújo (Brasil). Em 2006 foi selecionada como bolsista do Ministério de Relações Exteriores da Itália para um curso de especialização em Canto Lírico e estudou com a soprano italiana Patrizia Morandini. Ainda na Itália participou da MasterclassInternacional Florence Opera.

Fernanda Krüger – Bacharel em violão pela UFRGS e técnica em instrumento musical pela Escola Sinodal de Educação Profissional, de São Leopoldo (RS). Participou de masterclasses com violonistas como E. Castañera, F. Zanon e E. Meirinhos. Na música popular, desenvolve um trabalho com Lucas Krüger e Luthiero Tacuatiá com canções autorais – o Fernanda Krüger Trio. É professora de violão do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Porto Alegre).

Fernando Fleck – Bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e cursa Gestão Cultural no SENAC-RS. Durante sua graduação, foi aluno do violonista Paulo Inda e realizou masterclasses com renomados violonistas como: Marcus Lerena, Frank Bungarten, Flávio Sala, Jorge Caballero e Mario Ulloa. Atuou como professor em diversas escolas de Música em Porto Alegre como: Extensão da UFRGS, Cordas e Cordas, Kátia Escola de Música. Atualmente é professor da Escola de Música Estação Musical.

Rodrigo Carraro – Bacharel em Música pela UFRGS, ênfase em flauta transversal. Começou a atuar profissionalmente em 1987 na Orquestra Popular de Porto Alegre. Desde então atua intensamente, participando de recitais, concertos de orquestras e shows de música popular. Desde 1986 leciona em várias escolas de música do Estado. Atualmente trabalha na Escola de Música Estação Musical e na Escola de Música Tio Zequinha.

Serviço
Conversas com o Compositor
Dia 31 de outubro, às 20h30min
Escola Estação Musical- Rua Schiller, 14
Investimento: R$ 10 (estudantes e idosos pagam meia entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui