terça-feira, 23 de outubro de 2012

MÚSICA: Obras-primas do romantismo no Orfeão



Orfeão
Músicas lindas
Com Cristina Capparelli e Fredi Gerling 
Dia 25 de outubro, quinta-feira. às 20h30
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200    
www.studioclio.com.br

Neste concerto da série Orfeão, a pianista Cristina Capparelli e o violinista Fredi Gerling reúnem obras compostas a partir da segunda metade do século XIX que representam a expressão máxima do Romantismo Tardio para essa formação camerística. O duo abre o programa com o Tema e variações, de Olivier Messiaen, escrito em 1932 como um presente de casamento para sua primeira esposa. Gabriel Fauré, Bedrich Smetana e Richard Strauss, ao lado de Messiaen, compõem o quadro de músicas lindas e arrebatadoras deste espetáculo.

Promovida pelo StudioClio em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura - PMPA, a série Orfeão - Ouvir e compreender a música de Porto Alegre é um programa de concertos que valoriza músicos e músicas de Porto Alegre, com repertórios locais e internacionais. Os concertos primam pela exposição e compreensão da linguagem musical, com diversos recursos didáticos a cada concerto. 

P R O G R A M A
Oliver Messiaen (1908- 1992)
Tema e variações

Gabriel Fauré (1845-1924)
Sonata em Lá maior para violino e piano op. 13
- Allegro molto
- Andante
- Allegro vivo
- Allegro quasi presto

Bedrich Smetana (1824-1884)
Minha Patria
- Moderato
- Andantino
- Allegro vivo

Richard Strauss (1864-1949)
Sonata em Mib maior op. 18
- Allegro ma non troppo
- Improvisation - Andante cantabile
- Finale - Andante - Allegro
Informações deste Evento

O concerto acontece no dia 25 de outubro, quinta-feira. às 20h30. Os valores são de R$ 20,00 para o público geral e R$ 15,00 para professores, estudantes, seniores e funcionários da PMPA. Mais informações pela página www.studioclio.com.br ou pelo telefone (51) 32547200.


Cristina Capparelli
Professora Titular de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a pianista Cristina Capparelli vem atuando ativamente na vida acadêmica e artística da cidade. Convidada pelas principais escolas de música do país, Cristina apresenta-se como recitalista, camerista e como pesquisadora em renomadas escolas de música norte-americanas; recentemente apresentou-se em recitais e conferências na Sorbonne, em Paris. E também apresentou conferência sobre a expressividade musical e projeção na execução musical no Grove Forum do Royal College of Music em Londres. Durante sua formação obteve o título de Mestre em Música, “com honras” no New England Conservatory e de Doutor em Música pela Boston University. Posteriormente ao estágio de pós doutorado na University of Iowa, iniciou um projeto dedicado ao repertório latino-americano cujos resultados parciais podem ser obtidos em: www.ufrgs.br/gppi. Seus alunos têm recebido prêmios expressivos em concursos nacionais e internacionais. Entre suas gravações destacam-se: o CD Recital de Música Latino-americana, sua gravação da Sonata (1972) de Camargo Guarnieri encartada em um livro da Indiana University sobre este compositor e a obra completa de piano de Bruno Kiefer. Em 2008 gravou o CD The Brazilian Cello com a violoncelista Tânia Lisboa para selo inglês Meridian e teve sua trajetória abalizada pela Academia Brasileira de Música no Rio de Janeiro. Em 2009 celebrou 40 anos de atuação em duo com o violinista Fredi Gerling. Em 2012 recebeu uma bolsa da CAPES para pesquisas avançadas na University of Connecticut.

Fredi Gerling
Violinista e regente, é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu o titulo “Doctor of Musical Arts” da University of Iowa em Maio de 2000. A sua tese versou sobre análise para interpretação e a análise de interpretações gravadas sendo a Bachiana Brasileira nº 9 de Heitor Villa-Lobos a base do trabalho. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de 1989 a 1995, tendo liderado o grupo em três tourneés internacionais e gravado dois CDs. Nos Estados Unidos da América foi regente da orquestra de cordas da prestigiosa Preucil Music School, referência internacional no ensino de cordas e atuou como solista, camerista e professor em várias outras escolas e orquestras destacando-se entre estas Tufts University, New England Conservatory Preparatory School e Boston Concert Arts Orchestra. Tem atuado como professor convidado e/ou regente em festivais e cursos extraordinários em Belo Horizonte, Campos do Jordão, Curitiba, João Pessoa, Londrina, Brasília, Uberlândia entre outros. Em 2000, foi professor visitante na University of Iowa e de  Janeiro a Maio de 2012 ocupou o cargo de professor visitante nas University of Wisconsin Milwaukee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui