quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CIDADES: Carências de municípios tem relação direta com desenvolvimento do comércio gaúcho

Agenda 2020 exibe pesquisa realizada com 24 municípios do estado, em que apresenta as deficiências e metas da gestão pública municipal nos campos da inovação, educação, saúde, segurança e infraestrutura

De acordo com a Agenda 2020, os principais campos que determinam o desenvolvimento das cidades são a inovação, educação, saúde, segurança e infraestrutura. Estes são "Os Cinco Desafios Municipais", baseados em pesquisa realizada pela entidade, utilizando os 24 maiores municípios gaúchos, que representam 58% do PIB do Rio Grande do Sul. Os dados foram expostos em seminário para os prefeitos eleitos no estado, entidades voluntárias, público em geral, além de diversas lideranças dos setores que impulsionam a economia do estado.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, voluntária da entidade, esteve presente, pois os temas tem relação direta com o desenvolvimento do varejo gaúcho. Um dos dados preocupantes é a relação entre os empregos formais e a população econômica ativa dos municípios estudados, que mostra que 10 cidades deixam de empregar ao menos 60% desta faixa populacional.

- Trata-se de esclarecer os desafios, com base nas principais carências das comunidades rio-grandenses, e por fim, traçar metas para solucioná-los. É um processo imprescindível para a evolução dos serviços públicos, essenciais para o desenvolvimento social e econômico do estado. Assim, atingiremos nossa meta de tornar o varejo gaúcho uma referência mundial até 2017 - considera o presidente da FCDL-RS e Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau e voluntário da Agenda 2020, Jorge Gerdau Johannpeter. Durante sua fala, o líder empresarial destacou a importância do domínio dos processos de gestão para o alcance da competitividade. Além disso, os problemas decorrentes da alta tributação brasileira em relação à concorrência com mercados estrangeiros é tema que merece atenção.

 - O trabalhador e empresário brasileiro carrega uma mochila de 40 quilos, enquanto os mexicanos carregam uma mochila com a metade disso, por exemplo. Convido os senhores a fazer uma caminhada com este peso nas costas e refletirem sobre qual a distância que estes países vão percorrer. Eu digo isso, para ver que cada um de nós, dentro do processo, tem uma responsabilidade - aponta Jorge Gerdau Johannpeter.

Um dos problemas principais levantados é a educação das crianças gaúchas, já que 11 municípios não atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2011, quando analisado o 9º ano escolar. A Agenda 2020 entende que alfabetizar todos os alunos na idade certa e melhorar estes índices é fundamental, através da garantia de transporte escolar, qualificação da gestão educacional e valorização do magistério.

 Outra carência urgente é a segurança. Os dados mostram que, entre 2002 e 2011, o tráfico de drogas cresceu, em média, 479% no Rio Grande do Sul. São seis municípios que apontam índices superiores a 800%, além de mais quatro que apresentam índices entre 600% e 800%. A entidade estabeleceu como meta a redução deste índice em 20% ao ano. A atividade aconteceu na tarde do dia 26 de novembro, no Teatro do Sinduscon, em Porto Alegre. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.agenda2020.com.br.

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak

FCDL-RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017.

Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui