terça-feira, 6 de novembro de 2012

EMPRESAS: Internet mais democrática abre espaço para investimento de pequenas empresas na web

Com diversas opções empreendedor aposta no marketing digital como ferramenta de negócios

Se há alguns anos o orçamento de elaboração de um site colocava o departamento financeiro de uma empresa em pânico, hoje essa realidade é outra. A tecnologia vem sofrendo um processo de amadurecimento e com plataformas mais fáceis de operação os custos, consequentemente, reduziram. O diretor da Ondaweb, empresa especializada em marketing digital, Moyses Costa, comenta que a transformação tem feito com que pequenos empresários consigam direcionar melhor o investimento a ser feito.

- Essa mudança permite a empresa investir mais em abastecimento e geração de conteúdo que são fundamentais para o sucesso da comunicação digital. As redes sociais, por exemplo, não tem custo, mas exigem um cuidado para que elas sejam abastecidas. O email marketing é outra opção com custo muito baixo - explica.

As opções são cada vez mais variadas. Antes das mídias sociais o máximo que existia era um site. Essa realidade vem mudando com uma ampliação do leque de opções para empresas de pequenos e médio porte.

- Algumas são mais favoráveis como, por exemplo, canais do Facebook, Linkedin, porque não tem um custo alto. Não existe um custo para entrar, mas existe um custo para operacionalizar. O custo que existe é de gestão, treinamento de pessoas para manter o conteúdo atualizado - completa Moyses.

A tendência é confirmada pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul e do Sebrae / RS, Vitor Augusto Koch.

- Trabalhamos com a intenção de qualificar o varejo no Rio Grande do Sul de forma que ele seja profissionalizado e que tenha competitividade internacional. A comunicação das empresas faz parte disso. Só assim, estaremos em condições de fazer frente a um mundo que ficou pequeno, porque todo ele está interligado - afirmou Koch.

O comércio eletrônico é uma das opções para o pequeno empreendedor que pode aumentar significativamente a sua região geográfica comercializando para localidades distantes os seus produtos.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Ondaweb

A Ondaweb é uma agência de comunicação digital focada em desenvolver plataformas de relacionamento, através de websites amigáveis e eficientes, mídias sociais e campanhas online. Tem profundo conhecimento do mercado gaúcho, atendendo marcas de forte influência, como SEBRAE-RS, Revista Amanhã, Unimed-RS, Agafarma, Lojas Lebes, Artecola, FCDL-RS, ABRADi-RS e Dinamize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui