quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LITERATURA: Workshop de artista alemão incentiva estudantes no aprendizado da linguagem

Alternativa como história em quadrinhos surpreende alunos que estão aprendendo alemão

Relacionar a imagem com o texto é a melhor maneira para quem quer aprender um idioma sem cair na tentação de procurar tradutores automáticos, o que geralmente dificulta o aprendizado. É por isso que os alunos do Colégio Província de São Pedro receberam a presença de um arte- educador para ajudá-los com a língua alemã, em evento realizado na última quinta-feira (1/11). Sebastian Özi Jenal, natural da Alemanha, prendeu a atenção dos estudantes presentes com seus desenhos e jeito dinâmico de ensinar.

- O palestrante falou o tempo todo em alemão e os desenhos que ele e nós fizemos, ajudaram a compreender o que ele falava - disse a aluna de 15 anos, Luísa Ludwig.

O instrutor defende e aplica o método de ensino com os quadrinhos. Entre os motivos está a possibilidade de escolher o conteúdo da história de acordo com seu gosto e assim, tem um interesse maior na leitura.

- Há uma mistura de imagem e texto que permite ao aluno entender bem o que está acontecendo. Quadrinho é uma mídia acessível para qualquer pessoa e acho que vale a pena para quem quer aprender um novo dialeto, porque se não entender alguma palavra, as imagens irão ajudar - explica.

A primeira parte do workshop foi inspirada no conto "O Príncipe Sapo". Junto com o instrutor alemão, os alunos leram diálogos, esclareceram dúvidas e encenaram as principais cenas do Conto. A língua portuguesa também faz parte do vocabulário do educador e na segunda parte, surpreendeu ao explicar em português algumas das técnicas para desenhar.
 A vinda de Sebastian Özi Janel faz parte do projeto PASCH (sigla alemã para "Escola: Uma Parceria para o Futuro") e Goethe-Institut, que tem como objetivo incentivar a língua alemã. Özi ainda passará por dez escolas de oito cidades, entre Brasília e Porto Alegre.

Redação: Débora Perez
Coordenação: Marcelo Matusiak


 
Colégio Província de São Pedro

O Colégio Província de São Pedro é uma entidade privada de ensino, não-confessional, que há mais de 30 anos atua na formação de pessoas jovens e crianças, com um sistema educacional voltado para o aluno. A base fundamental para o ensino no Colégio é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui