terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ARTE: Olhar desestruturante sobre os semblantes humanos

               João Otto Klepzig expõe nova série de suas esculturas a partir de 4 de dezembro

A Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre (Rua Câncio Gomes, 661) será local, a partir do dia 4 de dezembro, da exposição Cabeças – Enigmas e Segredos, do escultor João Otto Klepzig. A mostra ficará aberta ao público até 22 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Nascido na Alemanha, em 1926, Klepzig veio ainda criança para o Brasil. Aqui, constituiu família e desenvolveu sua carreira profissional. Em 1999, decidiu dar vazão à sua veia artística, inscrevendo-se no curso de escultura do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde aprendeu as primeiras técnicas nessa arte, tendo trabalhado com madeira, pedra e metal.

Dois anos após, já no Atelier 17, sob orientação da escultora Marli Amado de Araújo, iniciou a criação de fontes de água, usando como matéria-prima madeiras de lei, bronze, alumínio e pedras semipreciosas. Em 2003, com a tutela do escultor Caé Braga, na Oficina de Escultura do Museu do Trabalho, passou então a desenvolver peças com argila.
 
O trabalho com esse material cativou João Klepzig, que, em 2007, resolveu se dedicar ao estudo, criação e modelagem de cabeças. Nesse processo, começou transferindo para a argila expressões humanas, fruto de sua observação. Depois foi então desestruturando esses traços para conferir maior força às feições.

“Ao moldar a argila e construir uma cabeça, deixo correr livremente os meus pensamentos, fazendo surgir um semblante. Então, acrescento elementos, desestruturo, modifico – e ela se transforma em outra cabeça, em nada lembrando as feições iniciais”, explica Klepzig.

Nessa nova exposição, o escultor apresentará 25 cabeças em bronze, em tamanhos pequeno, médio e grande. A inédita série, que inclui novas técnicas de coloração às cabeças, é resultado de conceitos e técnicas absorvidos em viagens de estudo que ele fez a museus, galerias e ateliês na Europa.

“João Klepzig busca de maneira criativa descrever visualmente relações que interferem e modificam a forma da cabeça, possibilitando novas leituras. É um processo em aberto, provocando sempre novos diálogos. Um quebra-cabeças – ou monta-cabeças”, comenta o escultor Caé Braga.

A Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, onde as Cabeças do escultor João Otto Klepzig serão exibidas ao público, foi idealizada pelo leiloeiro e apreciador das artes Daniel Chaieb. O local traz uma nova proposta de divulgação da arte, fomentando a “cultura de leilão”, muito comum em outros países.

Exposição Cabeças – Enigmas e Segredos, do escultor João Otto Klepzig
Local: Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre
Endereço: Rua Câncio Gomes, 661 – Porto Alegre/RS
Abertura: 4 de dezembro de 2012, a partir das 19h
Visitação: até 22 de dezembro de 2012
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui