sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MÍDIA: Planeta Atlântida 2013



Campanha publicitária engaja planetários nas redes sociais e atinge mais de 1 milhão de visualizações e 220 mil seguidores

Baseada no sucesso obtido a partir da interação com o público na edição passada, a campanha do Planeta Atlântida 2013 envolveu os planetários na construção do festival. À medida que os planetários se engajam na solução de desafios online e offline, as atrações são reveladas. Os resultados, mesmo que preliminares, já evidenciam que o objetivo foi atingido. Os mais de 40 mil novos seguidores nas redes sociais se unem aos 220 mil já existentes. O site, de acordo com o Google Analytics, já contabiliza, em menos de um mês, mais de 1 milhão de visualizações, ultrapassando 400 views durante os picos de acesso.

Esse envolvimento foi estabelecido com a construção de uma narrativa intensa e rica em detalhes, acontecendo simultaneamente em diversos meios. Com a criação da 3yz, o ponto de partida da campanha foi a missão do comunicador Marcos Piangers de salvar as informações sobre o Planeta Atlântida 2013 e destruir o pendrive que as continham, para que as informações não fossem roubadas. Com referências a filmes de espionagem, os sete comerciais produzidos narram a perda dos documentos e engaja os planetários na missão de resgatar as informações do Planeta Atlântida 2013, para garantir que a maior festa do planeta aconteça. Com clima de suspense, ao longo da sequência de episódios, Piangers atua com seus verdadeiros colegas de estúdio do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, Fetter, Potter, Pi, Capu e Arthur.

“Apostamos em uma campanha ousada, que valoriza nosso público e fala sua linguagem. Temos muitos motivos para comemorar, tendo em vista a grande receptividade e engajamento dos planetários, comprovados nos resultados em seguidores nas redes sociais e nas missões propostas”, afirma a Gerente Executiva de Marketing, Viviane Piccinini.

A campanha, além dos filmes para televisão e as redes sociais no Facebook e Twitter, conta com anúncios de jornal, spots de rádio e o próprio site do festival www.planetaatlantida.com.br. No hotsite www.conspiracaoplaneta.com.br, o público interage nos desafios online e confere toda saga que envolve um país fictício, Brotoslávia (www.brotoslavia.com), e duas espiãs da resistência ao ditador daquela nação, Pijamarov. “A preocupação foi criar uma história de mistério com muitas pistas e desafios, que começa na entrega do pendrive para Piangers, personagem central, e vai até os momentos de interação e descoberta das atrações”, explica o sócio diretor da 3yz, Nicolas Motta.

Para auxiliar em toda a história, a 3yz criou easter eggs, referências escondidas, durante a primeira fase da campanha. Além do site do país, foram desenvolvidos site e anúncios da companhia aérea de lá, a Brotos Air (www.brotosair.com). Elementos que foram utilizados durante a fase dos desafios, que continua. O Planeta Atlântida é uma realização de Grupo RBS e DC Set Promoções, com patrocínio de Pepsi, Renner e Nova Schin.

Pretinho Básico
Para ajudar a contar essa história, a presença dos comunicadores do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, foi fundamental, já que têm grande identificação com o público-alvo do Planeta Atlântida. Para o Diretor Artístico da Rádio Atlântida e da Rádio Itapema, Alexandre Fetter, a experiência foi muito divertida. “Repetimos várias vezes a mesma cena, o que vai deixando tudo mais engraçado, porque íamos inventando e fazendo versões”, relata.

O protagonista central, Marcos Piangers, revela que a possibilidade de filmar o primeiro "curta metragem" do Pretinho Básico, e ainda com requintes de filme de espião, despertou os sentimentos mais primitivos. “Especialmente naquela parte em que eu e o Potter massageamos duas loiras russas”, brinca. Mesmo com todas as repetições e horas de gravação, a resposta nas ruas é imediata. “Não passa um dia sem alguém me gritar na rua: ‘cadê o pendrive?’”, conta Piangers, lembrando que as crianças e senhoras o tratam como um astro global, tirando foto e pedindo autografo. “É chato ser bonito”, dispara.

A tentação de Potter foi o estopim para o golpe das espiãs. “Brincamos de ser ator”.
O ditador da Brotoslávia foi protagonizado pelo Éverton Cunha, o Mr. Pi, que revelou mais uma vez sua veia artística. “Só o fato de eu ser um ditador já é engraçado”, relata Pi, que gravou o pronunciamento do militar de primeira.

Sobre o Planeta Atlântida
Maior festival do Sul do país, o Planeta Atlântida é realizado desde 1996 na praia de Atlântida, em Xangri-lá (litoral gaúcho) e, a partir de 1998, também em Florianópolis. De lá para cá, mais de dois milhões de pessoas já passaram pelas suas bilheterias para assistir aos shows de grandes estrelas do pop brasileiro e internacional. Além das atrações musicais para todos os gostos, seja no Palco Central ou nos espaços paralelos, o evento caracteriza-se pelos ambientes temáticos dedicados a esportes radicais e a brincadeiras e pela presença de gente badalada em seu camarote, fazendo com que a festa aconteça também fora dos palcos.

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