quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MÚSICA: Mafuá Trio Instrumental abre programação do Ecarta Musical 2013


Foto: Mirieli Costa

Para começar as atividades de 2013, o Ecarta Musical do sábado, 5 de janeiro, apresenta o Mafuá Trio Instrumental, com Fernando Graciola (violão), Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon). O recital Do Pampa ao Sertão propõe uma viagem pela música brasileira, desde a fronteira gaúcha até o nordeste do País, percorrendo gêneros como milonga, tango, chamamé, valsa, vaneira, samba, choro e baião. No repertório, arranjos para obras de importantes compositores, como Jacob do Bandolim, Guinga, Albino Manique, Piazzolla, além de temas folclóricos e composições próprias.

O Mafuá Trio Instrumental foi formado em 2011 pelos então colegas na faculdade de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eles se reuniram para apresentar um repertório de caráter regional brasileiro e sul-americano, com tratamento camerístico e espaço para a improvisação. O grupo já se apresentou em várias cidades do Estado, com destaque para os palcos da Feira Industrial de Santa Maria (Feisma) e do Theatro Treze de Maio, de Santa Maria, e da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

OS ARTISTAS
Fernando Graciola | Bacharel em violão pela UFSM e professor. Em 2004, assinou a produção musical e a execução da trilha sonora do CD Meu Terrunho, do declamador Valdemar Camargo. Participou de diversos festivais de música popular e nativista. Em 2006, ganhou o 3º lugar no festival Canto da Lagoa (Encantado) com a composição Vou Embora, parceria com o poeta Moisés Silveira de Menezes. Em 2007, participou como arranjador, violonista e compositor no CD Brasileiras, do acordeonista Maurício Horn.
Ronison Borba | Acadêmico do curso de Música da UFSM. Iniciou os estudos no acordeon aos nove anos, em Horizontina, sua cidade natal. Aos 15 anos, ingressou no grupo de música nativista Cambona, com o qual lançou o CD Entre o basto e as estrelas, em 2007. Participou de festivais ligados à tradição e ao folclore gaúcho nos estados do Rio Grande do sul, Mato Grosso do sul e Amazonas.
Gabriel Petri Opitz | Guitarrista, arranjador, produtor musical e professor. Licenciado em Música pela UFSM. Em 2006, integrou a Banda Sinfônica Erechinense, sob a regência do maestro Elírio Toldo, tocando guitarra. Desde 2010 atua como bandolinista no grupo de choro Porto Baio, típico regional de choro, composto por alunos do curso de música da UFSM.

ECARTA MUSICAL | ENTRADA FRANCA
Recital Do Pampa ao Sertão, com Mafuá Trio Instrumental
Músicos Fernando Graciola, Gabriel Opitz e Ronison Borba
5 de janeiro de 2013 | Sábado | 18h   
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui