quinta-feira, 21 de março de 2013

CULTURA: A memória de Carlos Magno


A figura de Carlos Magno, o “imperador da barba florida” projetou-se na memória do Ocidente. Modelo do rex cristianissimus, do líder cruzado e do santo guerreiro, foi lembrado em crônicas, anais, textos hagiográficos, canções de gesta e novelas de cavalaria. No dia 22 de março, o StudioClio oferece o banquete A memória de Carlos Magno, conduzido pelo medievalista prof. Dr. José Rivair Macedo.

Do antigo Reino dos Francos à Península Ibérica, e de lá para o Brasil, a memória carolíngia foi alimentada por romancistas e cantadores, e suas façanhas são apreciadas e difundidas nas cavalhadas e na literatura de cordel. Este banquete terá gastronomia original, dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola, que combina influências espanholas e brasileiras. No Coquetel de boas-vindas serão servidos coxinha da asa cozida lentamente no vinho tinto, falafel recheado com vatapá e escondidinho de mandioquinha com ragú de linguicinha italiana. O prato de entrada será moqueca medieval com pão de aveia e uvas passas. Como prato principal, codorna braseada com molho de morcella, purê de ervilha e farofa de ervas e castanhas. Finalizando a noite, será servida a sobremesa cartola de figo com sorvete de rapadura.

Os banquetes, que acontecem na última sexta-feira de cada mês, reúnem docentes das mais variadas áreas, tratando de assuntos relevantes para a literatura, música, ciências e cultura em geral. As edições contêm três etapas: conferência audiovisual, apresentação artística e banquete, produzido a partir de receitas históricas adaptadas, acompanhadas de bebidas harmonizadas.

Os ingressos podem ser adquiridos pelos valores de R$ 135,00 para pagamento até o dia 20 de março, e R$ 150, a partir do dia seguinte. As reservas podem ser feitas até a véspera do banquete, às 18h, pelo telefone (51) 32547200. Mais informações pela página www.studioclio.com.br.

Banquete
A memória de Carlos Magno
Com José Rivair Macedo, Liliana Andriola e Leonardo Magni
Dia 22 de março, sexta-feira, às 20h
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (513254 7200

José Rivair Macedo
Doutor em História Social
José Rivair Macedo possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa em 2001.
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do CNPQ e sócio-fundador da Associação Brasileira de Estudos Medievais. É também membro do Conselho editorial das revistas Signum (ABREM), Brathair: revista de estudos celtas e germânicos, Politéia (Vitória da Conquista) e Aulas (Campinas). 
Sua experiência é na área de História, com ênfase em História Medieval, estudando, principalmente, os seguintes temas: cultura medieval, religiosidade cristã, imaginario medieval.
José Rivair Macedo é autor de diversos livros e artigos acadêmicos, entre os quais: Riso, cultura e sociedade na Idade Média (EUFRGS/Ed. Unesp, 2000); Heresia, cruzada e Inquisição na França Medieval (EDIPUCRS, 2000); Os estudos medievais no Brasil: catálogo de teses e dissertações (EDUFRGS, 2003); Movimentos populares na Idade Média(Ed. Moderna, 2002).

Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009 é chef e sócia-proprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui