quinta-feira, 4 de abril de 2013

EDUCAÇÃO: Alunos gaúchos trazem mais um título em campanha de superação em campeonato de robótica nos EUA



Foi uma jornada de superação e de bravura dos jovens estudantes que participaram do FIRST Robotics Competition (FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology), um dos mais respeitados campeonatos de robóticas do mundo. O título na capital federal dos Estados Unidos foi amplamente festejado pelos estudantes com idade entre 13 e 16 anos que superaram problemas técnicos no início da competição fazendo valer a intensa dedicação durante seis semanas de preparação do equipamento.


A equipe batizada de # 383 team, composta por alunos do Colégio Província de São Pedro, iniciou sua jornada participando da regional de Boston, nos dias 22 e 23 de março. Na ocasião o time viveu um drama com a quebra de uma peça considerada o "cérebro" do robô. Para a segunda regional, disputada em Washington DC, o componente foi substituído e os bons resultados começaram a aparecer. Os jogos da regional disputada em Washington DC foram realizados no Walter E. Washington Convention Center, entre os dias 29 e 30 de março. Um dos integrantes do time foi o ex-aluno e, hoje, mentor que além de participar ativamente repassa os ensinamentos aos alunos mais novos, Calvin Panho. O jovem relatou a emoção do jogo final.

- Nos comunicamos com a equipe aliada e decidimos manter o foco no bloqueio dos adversários, o que conseguimos fazer com muita eficiência. Nos 10 segundos finais, conseguimos elevar o robô na pirâmide juntamente com a equipe aliada da Flórida (EUA) que nos permitiu 20 pontos extras e garantiram a vitória - contou Calvin.


O FIRST conta com equipes divididas por alianças e identificadas por cores. Os robôs participam de uma espécie de competição semelhante ao jogo de "Frisbie". O desafio era recolher discos e conseguir lançá-los em direção a espaços abertos em uma parede e colocados em alturas diferentes que valem pontuações distintas.

- Tivemos orgulho de mostrar uma imagem do Brasil que funciona e que vai além do futebol e do samba. Mostramos a imagem de um país que tem competência para trabalhar com tecnologia e foco no futuro. Milhares de pessoas tiveram essa semana uma melhor percepção da capacidade do povo brasileiro - afirmou o diretor do Colégio Província de São Pedro, Guilherme Peretti.

O grupo ganhou confiança ao longo do campeonato, o que foi fundamental para conquista do título. A persistência de todos os alunos e a vontade de vencer foram fundamentais, segundo o coordenador da robótica, Vitor Barbieri.

- Os alunos trabalharam juntos, ajudando um ao outro e nunca perderam a esperança. A recuperação dentro da competição foi algo que ficará na memória deles, sem dúvida - disse.

Curiosamente, uma das equipes aliadas do robô do Colégio Província de São Pedro, formada por estudantes da Flórida, já havia conquistado o título em outra regional disputada em Orlando também ao lado de estudantes brasileiros. Naquela ocasião os aliados foram do time # 1772 integrado por jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, de Gravataí.

O campeonato foi idealizado por Dean Kamen, um dos maiores inventores da atualidade. Ao todo participam 250 mil alunos em diversos níveis e em diversas partes dos Estados Unidos.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Colégio Província de São Pedro

O Colégio Província de São Pedro é uma entidade privada de ensino, não-confessional, que há mais de 30 anos atua na formação de pessoas jovens e crianças, com um sistema educacional voltado para o aluno. A base fundamental para o ensino no Colégio é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui