quarta-feira, 17 de abril de 2013

EMPRESAS: Cuidados auxiliam na redução de gastos com ar condicionado


Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação indica como reduzir o consumo de energia elétrica do aparelho

Com novas tecnologias, os aparelhos de ar condicionado se tornaram mais econômicos, porém alguns cuidados práticos continuam sendo fundamentais para economia de energia elétrica. Segundo o Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), César De Santi, medidas como a instalação de cortinas blecaute no ambiente e o cuidado com frestas em janelas são eficientes para evitar um consumo desnecessário dos aparelhos.

- A instalação de cortinas blecaute auxilia na redução de temperatura do ambiente, pois ela funciona como barreira à luz solar. O constante abrir e fechar de portas, com o objetivo de renovar o ar também precisa ser observado. Essa atitude pode exigir maior desempenho do equipamento, uma vez que o usuário pode esquecer uma porta aberta ou deixar frestas exageradas em janelas, dificultando a climatização do local, embora pequenas frestas sejam importantes sob o ponto de vista de renovação do ar - afirma De Santi.

O profissional também ressalta que o consumidor precisa adquirir o hábito de, ao ligar o ar condicionado em sua residência ou no início da jornada de trabalho, mantê-lo operando na temperatura média de 19° C durante 15 minutos para retirar o calor do ambiente, e depois elevá-lo aos 21 ou 22° C. A temperatura de conforto é 24ºC, dependendo do tipo de atividade, das roupas que as pessoas estiverem usando e da umidade relativa do ar, no ambiente. Outro fator que precisa ser observado é a manutenção periódica do equipamento, pois com o passar do tempo, os filtros podem entupir, dificultando a passagem do ar. Além disso, os compressores podem reduzir seu desempenho, o que exige maior consumo de energia elétrica.

Redação: Lucas Aleixo
Coordenação: Marcelo Matusiak

ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui