quarta-feira, 10 de abril de 2013

EVENTO: Dança Butô com a coreógrafa japonesa Minako Seki, no MEME, no mês do aniversário



Japonesa radicada na Alemanha desenvolveu o "Método Seki", que utiliza conceitos da dança butô para investigar estados corporais diferenciados
  
O MEME Santo de Casa Estação Cultural promove um workshop de dança butô com Minako Seki no dia 14 de abril.  Seki, japonesa radicada na Alemanha, é uma referência nessa arte da dança butô, uma das grandes coreógrafas da atualidade. No encontro, com duração de cinco horas, serão apresentados elementos da consagrada pesquisa coreográfica denominada “Método Seki”, que emprega conceitos da dança butô para investigar estados corporais diferenciados.

Essa técnica pode ser utilizada tanto para investigação, como para criação em dança, teatro, performance, dança-teatro e teatro físico. Através de um treinamento fundamental, o participante aprende a trabalhar com a energia básica de seu corpo e a estabelecer o contato com o grupo, além de aprofundar conceitos do movimento como princípio físico da cinética, por meio de diversos exercícios realizados em suspensão, estimulando, dessa forma, a tradução do movimento próprio, a imaginação e a emoção. O workshop é destinado a bailarinos, coreógrafos, atores, estudantes de artes cênicas, dança e artes visuais.


A bailarina, coreógrafa e professora Minako Seki nasceu em Nagasaki e, em 1985, passou a integrar a companhia DanceLoveMachine, de Tóquio. No ano seguinte, o grupo foi convidado pela Berlin Arthouse Bethanien a atuar em Berlim, cidade na qual estabeleceu laços se tornando cofundadora e diretora de Tatoeba - TÉÂTRE DANSE GROTESQUE, o primeiro grupo de butô germano-japonês. Desenvolveu o estilo deste grupo em 48 produções como bailarina, coreógrafa e diretora. Em meados da década de 90 focou-se em seu trabalho como diretora, coreógrafa e docente.

Pertencente à terceira geração de bailarinos de Butô (Dance Love Machine, tatoeba-téâtre danse grotesque), sua dança tem por base o Butô, o teatro físico e as formas contemporâneas. Ela denominou o seu estilo de dança como “Dançando no entre” ou “Dancing Between“, estilo que proporciona infinitas possibilidades de criar movimentos. Em suas obras, lida com o consciente e com o inconsciente, descrevendo estados emocionais do ser e os limites da realidade e da ilusão.

Minako Sei leciona seus cursos em diversos países do mundo e apresenta seus trabalhos na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Japão.

Acesse o site www.minakoseki.com e saiba mais.

Sobre a dança butô

Serviço
Workshop “Between Dances”, com Minako Seki
Domingo, 14 de abril, das 9h às 14h 
MEME Santo de Casa Estação Cultural

Inscrições abertas – vagas limitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui