segunda-feira, 22 de abril de 2013

LITERATURA: Livro registra expansão da energia dos ventos no Rio Grande do Sul


Lançamento da publicação que resgata o passo a passo da construção da Usina Eólica Cerro Chato será na próxima segunda-feira, dia 22

O registro histórico sobre como a cidade de Sant’Ana do Livramento, no extremo Sul gaúcho, passou a figurar no mapa eólico brasileiro está reunido no livro Usina Eólica Cerro Chato, iniciativa dos santanenses Nereo Rodrigues Mendes, Cleber Dioni Tentardini e Sérgio Rosa de Paiva, que contou com o apoio da Eletrosul, empresa responsável pelo empreendimento. A publicação de 48 páginas, que contextualiza em textos e fotos o surgimento dos primeiros parques eólicos e faz uma correlação com os aspectos culturais e ambientais da região, será lançada na próxima segunda-feira (22), na Casa de Cultura de Sant’Ana do Livramento. O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, e o diretor de Engenharia e Operação da empresa, Ronaldo dos Santos Custódio, além de autoridades locais, estarão presentes no evento.

Tentardini conta que a ideia de reunir em um livro a evolução da construção do complexo eólico surgiu depois que ele produziu uma série de reportagens para o Jornal Já, de Porto Alegre.“Foram mais de 40 matérias, que trataram da implantação da usina, desde a fase de projeto. Entrevistei trabalhadores, diretores, proprietários rurais, representantes de órgãos ambientais, e acumulamos um material muito bom, com fotos feitas, também, pelo próprio pessoal que trabalhou nas obras da eólica”, lembrou o jornalista. Participaram, ainda, da produção do livro, Vera Reis e Antonio Henriqson.

A publicação teve uma tiragem de 5 mil exemplares para distribuição dirigida. Parte dos livros será destinada à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, que fará a distribuição nas escolas e bibliotecas do município. Alguns exemplares ficarão no Centro de Visitantes do Complexo Eólico Cerro Chato. Por se tratar de um projeto de cunho institucional e cultural, o livro não será comercializado. Os empregados da Eletrosul também foram presenteados com a publicação pelo importante simbolismo do empreendimento para a estatal.

Para o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, santanense e um dos idealizadores do Complexo Eólico Cerro Chato, a publicação materializa um marco na história da empresa: a retomada da geração a partir de um empreendimento eólico.“O livro tem um significado forte para a Eletrosul, mas também para o município, pois registra um dos mais importantes empreendimentos da história recente de Sant’Ana do Livramento e mostra as novas possibilidades de desenvolvimento para a região”, acrescentou o executivo.

O Complexo Eólico Cerro Chato, com 90 megawatts (MW) de capacidade instalada ou o suficiente para abastecer cerca de 490 mil habitantes, foi o primeiro empreendimento eólico do leilão exclusivo de eólica, realizado pelo governo federal, em 2009, a entrar em operação. Os primeiros aerogeradores começaram a operar em maio de 2011, uma antecipação de 14 meses em relação ao prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No entorno, estão em construção mais cinco parques eólicos, com 78 MW, que deverão entrar em operação ainda este ano.

Outros dois empreendimentos eólicos estão em fase inicial de implantação no litoral Sul gaúcho – Geribatu e Chuí– e somam mais 402 MW, colocando a Eletrosul entre os maiores players de energia eólica da América Latina. Esse conjunto de investimentos não só reafirma a competência técnica e empresarial da Eletrosul como a coloca na dianteira do crescimento da energia eólica no País.

Centro de Visitação
Durante a solenidade de lançamento do livro, será assinado um Termo de Compromisso entre a Eletrosul e a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para implantação e funcionamento do Centro de Visitação das Usinas Eólicas Cerro Chato, que se constituirá em mais um atrativo turístico para o município. Com esse projeto, a Eletrosul se propõe a tornar o centro uma referência para estudantes e pesquisadores na disseminação de conceitos e usos de fontes alternativas de energia, renováveis e limpas, e nos conceitos de sustentabilidade relacionados ao uso ambientalmente correto dos recursos naturais.

Serviço:
Lançamento do livro Usina Eólica Cerro Chato e assinatura do Termo de Compromisso para implantação do Centro de Visitação das Usinas Eólicas Cerro Chato
Data: segunda-feira (22/04)
Horário: 19 horas
Local: Casa de Cultura de Sant’Ana do Livramento (Rua Duque de Caxias, 1.783 - Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui