terça-feira, 21 de maio de 2013

ARTE: Ananda Kuhn apresenta “Improváveis Construções” no Museu do Trabalho


O Museu do Trabalho anuncia sua nova exposição, Improváveis Construções, de Ananda Kuhn, com abertura dia 25 de maio, às 18h. Sempre conectado com novos artistas e a efervescente produção artística em Porto Alegre nos dias atuais, o Museu realiza esta nova mostra, resultado do prêmio concedido à artista por ocasião da 3ª edição da exposição “Pintura e Desenho - A Novíssima Geração”, de 2012. O projeto, promovido pelo Museu do Trabalho, oferece ao artista premiado uma exposição individual no próprio espaço de artes. Ananda foi selecionada por um júri entre 62 jovens artistas, com idade máxima de 29 anos, que se inscreveram para participar no projeto.

Um novo modo de pensar e fazer o desenho é o que propõe Ananda em sua primeira exposição individual. Formada pelo Instituto de Artes da UFRGS, a artista explora as possibilidades expressivas do gesto para criar uma obra que tem como referência a paisagem urbana, ambiente que não somente precede e estimula sua criação, como penetra e transforma o desenho. São os contrastes formais das diferentes cidades que visitou no mundo que geram a composição do trabalho: suas memórias, lembranças e imagens difusas, múltiplas cidades traduzidas por múltiplas linguagens que acabam se transformando em algo concreto por meio do desenho, criando paisagens irreais.


Nas obras de Ananda são usadas diferentes técnicas como desenho, pintura, gravura, fotografia e colagem. Compilar esta diversidade, apoiada na sobreposição de camadas transparentes de acrílico sobre papel, tornou-se a maneira de criar da jovem artista. Segundo Teresa Poester, artista plástica e professora no Instituto de Artes da UFRGS, que foi orientadora da artista, não são puramente desenhos, mas a mistura de diferentes linguagens que vão se construindo por camadas. “Ananda mistura fotografia, gravura, desenho e pintura de forma única. Difícil alquimia que realiza com a liberdade dos que dominam os meios. A imagem fotográfica pode servir tanto para documentar seus passeios na cidade como de referência para o desenho. Recortada e colada ao papel, a fotografia cria silhuetas, anteparos planos que se contrapõem ao fundo manchado.  A gravura pode aparecer como ranhura do buril sobre a superfície do acrílico, material que sabe aproveitar incorporando às diferentes técnicas. O resultado é uma harmonia difícil e sutil entre os procedimentos. Suas imagens remetem a lembranças de cidades, lugares que acumulam camadas de tempos e sensações. Embaralham períodos e carregam pedaços de uma memória sempre infiel, improváveis construções”.

Serviço:

Improváveis Construções- Exposição de Ananda Kuhn
Abertura dia 25 de maio, sábado, às 18h
Visitação de 26 de maio a 14 de julho de 2013
Terça a sábado, das 13h30min às 18h30min
Domingos e feriados, das 14h às 18h30min
Entrada Franca


Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230.
Fone (51) 3227 5196

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui