segunda-feira, 27 de maio de 2013

ARTE: Falos & Stercus dá continuidade ao projeto de fomento e trabalho continuado em 2013 com residência artística


A atividade selecionará 15 atores, bailarinos ou interessados no assunto que queiram fazer esta imersão com o grupo

O Falos & Stercus entra na segunda fase do projeto que está proporcionando um trabalho continuado e importantes trocas com artistas da cena local e nacional. Contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Trabalho Continuado em Artes Cênicas, o grupo se prepara para receber 15 artistas, que serão selecionados pelo grupo mediante envio de currículo e carta de intenção, para residência artística. Dos artistas selecionados para esta atividade, quatro serão convidados a participar da terceira etapa deste trabalho de pesquisa com o grupo, que resultará em uma intervenção urbana ao final do percurso. Esta atividade que dá início a segunda etapa será realizada em uma das salas do espaço Multipalco, do Theatro São Pedro, onde o Falos teve a honra de realizar uma performance aérea no evento de início das obras.

Na residência artística que se inicia dia 04 de junho, o grupo pretende compartilhar um pouco de sua experiência, resultante desses 22 anos de trabalho: seus preceitos éticos e estéticos, bem como suas experimentações interdisciplinares. Além disso, um dos objetivos deste projeto é a busca de matéria criativa para a construção de seu próximo espetáculo, cujo tema gira em torno do conceito de homem pós-humano. Como enfrentar a complexidade de um tempo em rápida transformação e quais serão as consequências nas reformulações dos conceitos tradicionais de ser humano frente a uma era de digitalização da vida?

O projeto se iniciou no verão de 2013 com um retiro dos integrantes do grupo, seguido por uma oficina aberta com a bailarina e coreógrafa Dani Lima. Nesta próxima etapa, abre as portas para atores, bailarinos e interessados a partilhar do treinamento e pesquisa do Falos nesse formato de residência artística.



Breve histórico do grupo

O Falos & Stercus se insere na chamada cena contemporânea brasileira e suas investigações caminham na busca de uma linguagem própria, ou, no mínimo, de uma maneira própria de realizar sua arte. O grupo estrutura-se na pesquisa de novos paradigmas dramatúrgicos, estéticos, interpretativos e espaciais. Por isso não teme flertar com outras disciplinas, das quais não tem pudor de se apropriar e transformar amalgamando-as em uma estética fundamentalmente teatral. As criações do grupo levam a teatralidade até as últimas consequências e essa coragem em desafiar limites e se surpreender com o desconhecido talvez seja a responsável pelos adjetivos de “inventivos” e “ousados” atribuídos ao grupo.

Coragem em experimentar é a característica do teatro do Falos & Stercus, nome, inclusive, que remete aos símbolos do rito Dionisíaco e a uma tese de Friedrich Nietzsche, na qual o filósofo preconiza a importância dos artistas em retornarem a essência dionisíaca, agindo com sua obra como o adubo que dá vida a planta. Em seus 22 anos de existência, com um repertório de diversas performances e 13 espetáculos, o Falos persiste na busca de um teatro vivo e desafiador. Atualmente, a sede do grupo fica em um dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, local que o grupo ocupou no ano de 2001 para apresentar o espetáculo In Surto, além de vários outros espetáculos e performances. Hoje, este espaço é compartilhado com outros grupos de teatro da cidade.

Serviço:

Residência Artística com integrantes do Grupo Teatral Falos & Stercus
Aberta a 15 participantes selecionados mediante envio de currículo e carta de intenção para: falosestercus@gmail.com -  até o dia 30 de maio
Divulgação dos selecionados no dia 1º de junho

De 4 a 15 de junho, terças, quintas e sábados.
Terças e quintas, das 19 às 22h no Multipalco Theatro São Pedro
Sábados, das 15 às 18h em local a definir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui