quarta-feira, 22 de maio de 2013

LITERATURA: GUADALUPE Uma roadtrip fantástica de Angélica Freitas e Odyr Bernardi



A poeta Angélica Freitas estará em Porto Alegre nesta semana para participar de duas atividades. A escritora pelotense é um dos objetos de estudo do  CursOficina Na casa dos 30 – Leituas e análises de 4 poetas contemporâneos brasileiros, ministrado por Guto Leite (última oficina da 6ª FestiPoa Literária) e também para lançar a HQ Guadalupe, produzido em parceria com o quadrinistra  Odyr Bernardi.  

Às vésperas de completar trinta anos, tudo o que Guadalupe quer é esquecer seu trabalho no sebo de Minerva, seu tio travesti. É ela quem pilota um furgão velho pela Cidade do México, apanhando coleções de livros que Minerva arremata por poucos pesos de famílias enlutadas. O símbolo da  Minerva Libros é uma coruja, mas bem podia ser um abutre, um abutre com lantejoulas. 

Em seu aniversário, Guadalupe só quer sair para beber e dançar com amigos. Mas um telefonema muda seus planos. No meio do pior engarrafamento do ano - ela aproveita engarrafamentos para ler os clássicos -, fica sabendo que a avó, Elvira, uma velhinha intrépida, morreu ao chocar sua scooter com uma banca de tacos sobre duas rodas. 

Como Guadalupe tem o furgão, ela é a única que pode cumprir o último desejo da avó: um enterro com banda de música em Oaxaca, onde nasceu. Guadalupe embarca com Minerva e sua inseparável poodle, mais o caixão, rumo à cidade. No caminho, contrariando a opinião de Guadalupe, Minerva dá carona a um exótico rapaz, que se diz guatemalteco, e os problemas começam.

Neste road movie regado a mitologia asteca e cogumelos mágicos, os autores Angélica Freitas e Odyr Bernardi narram a divertida - e por vezes assustadora - história dessa viagem. Uma aventura inusitada ao coração do México, onde um embate contra as forças do mal é tudo menos o que parece ser.

Angélica Freitas Nasceu em 1973, em Pelotas. Publicou, entre outros, o premiado volume de poesias Rilke shake, além do recente Um útero é do tamanho de um punho, ambos pela Cosac Naify. Suas obras já foram traduzidas na Argentina, Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França.

Odyr Bernardi  Nasceu em 1967, também em Pelotas. É editor, quadrinista e artista gráfico. Com S. Lobo, lançou a graphic novel Copacabana(Desiderata, 2009), indicada ao prêmio HQ Mix. Seus quadrinhos foram publicados nas revistas Sexy, Trip, Mosh, Graffitti, Revista do Globo e nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo.

GUADALUPE
Roteiro: Angélica Freitas
Ilustrações: Odyr Bernardi
Selo Quadrinhos na Cia, 2012
120 páginas, R$ 32,00

Lançamento e sessão de autógrafos de GUADALUPE
Dia 22 de maio (quarta-feira), às 21h
Tutti Giorni, junto ao Viaduto dos Açorianos (próximo à Av Borges de Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui