quinta-feira, 11 de julho de 2013

EVENTO: Férias sustentáveis no Shopping Iguatemi

Exposição mostra as mudanças no estilo de vida dos brasileiros nas últimas décadas

O Shopping Iguatemi Porto Alegre recebe com exclusividade, até o dia 28 de julho, a exposição Uma Casa, Mil Olhares. Realizada pelo Ministério da Cultura e Evoluir Educação para Sustentabilidade, apoio da VR Projetos e patrocínio da Bettanin, a mostra reconstrói uma casa típica da classe média brasileira, ambientada conforme o estilo de vida da população desde a década de 1950 até os tempos de hoje.

Na casa, montada na Praça Erico Verissimo do Shopping, os visitantes poderão conferir os impactos que o avanço tecnológico, a popularização de eletrodomésticos e acesso a novos bens de consumo causaram nos hábitos das famílias de classe média. Cada instalação, quarto, sala, banheiro, cozinha, quintal e área externa, apresentam um cenário repleto de informações e curiosidades sobre o tema.

Na cozinha, a pia traz dicas sobre economia de água e descarte correto de óleo, assim como na sala um abajour com lâmpadas fluorescentes e incandescentes permite a explicação dos seus diferentes consumos de energia. Já no quintal, um robô de sucata calcula a quantidade de resíduos que o visitante produziu desde que nasceu. Em média, uma pessoa gera 1kg de resíduo por dia.

O cenário da exposição também é reciclável, desde o MDF utilizado até os móveis e adereços que foram adquiridos em brechós e, após o fim da itinerância, serão doados a instituições de caridade ou devolvidos aos brechós.

Outras novidades são as oficinas de reciclagem, que acontecerão no segundo piso do shopping, próximo ao Concierge, e serão ministradas por uma equipe experiente de oficineiros coordenados pela artesã Maíra Fontoura. De segunda a sexta, a atividade será realizada de hora em hora. Sábados e domingos, a cada 30 minutos. Além disso, um Pinball feito com materiais recicláveis estará disponível para quem quiser jogar e entrar no clima sustentável da mostra. 

A Bettanin, empresa que atua há 66 anos fazendo parte dos lares da família brasileira, engajou-se no projeto para auxiliar na reflexão do consumidor sobre a relação entre o consumo, consumismo e qualidade de vida com o objetivo de estimular hábitos mais  sustentáveis.

A exposição é gratuita e acontece até 28 de julho, na praça Erico Veríssimo do Shopping Iguatemi. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 11h30 às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui