terça-feira, 2 de julho de 2013

SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PRÉ E PÓS CIRURGIA PLÁSTICA

Para facilitar a vida dos pacientes, a Clínica Marcelo Maino pode cuidar de tudo

A cirurgia plástica oferece riscos como qualquer outro procedimento operatório, mesmo que tenha como objetivo final, em boa parte dos casos, a beleza estética, a correção de imperfeições ou o rejuvenescimento.

Por isso, é importante que tão logo o paciente e seu médico entrem num acordo sobre a operação, seja feita uma avaliação geral do estado de saúde. O primeiro passo é informar todas as doenças que tem ou teve, cirurgias já feitas, se tem alergia a algum medicamento, remédios que toma, se fuma ou faz uso de outras substâncias químicas. Essas informações auxiliam o médico na definição dos exames pré-operatórios e na própria cirurgia, explica o cirurgião plástico Marcelo Maino. 

Basicamente, acentua ele, são requisitados exames de sangue (hemograma e coagulograma), avaliação cardiológica (feita por um cardiologista) e consulta/conversa com anestesista. Dependendo da cirurgia e da idade do paciente, outros exames poderão ser solicitados.

A equipe médica da Clínica Marcelo Maino, formada por anestesista, mastologista, psicóloga e educador físico, está preparada para encaminhar todos os pedidos de exames em laboratórios especializados, facilitando o planejamento do paciente que assim não precisará perder tempo em marcar os testes, nem se preocupar em buscar os resultados.

O mesmo acontece após a cirurgia plástica, período que exige repouso nos primeiros dias e cuidados para o sucesso da operação. Cada tipo de cirurgia - olhos, mamas ou abdômen - requer atenção diferente mas, em geral, em todas elas o importante é não expor-se ao sol, fazer sessões de drenagem linfática que ajudam na reconstituição dos tecidos da pele; seguir uma dieta saudável, evitando exageros; não fazer exercícios físicos em seguida do procedimento; e trocar os curativos no consultório médico na data previamente marcada. Cintas e sutiãs específicos são indicados pelo médico, em caso de cirurgias de abdômen e mamas. A fisioterapia dermatofuncional é indicada especialmente após a cirurgia plástica para garantir a aceleração da recuperação e para a prevenção de complicações, ajudando a reduzir o inchaço.

O Doutor Marcelo Maino é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui