sexta-feira, 5 de julho de 2013

TECNOLOGIA: A tecnologia como aliada da gestão pública

IBM Brasil avança no setor de dados para tornar cidades mais inteligentes

O uso da tecnologia a favor da solução de problemas urbanos, notadamente de segurança, saúde e de mobilidade urbana modernizando a gestão pública e tornando as  cidades a mais inteligentes foi a proposta levada pelo  presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede de Freitas Lima, durante o Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira, 3. A empresa, que atua em dez países do mundo, aposta agora na capital gaúcha para desenvolver suas novidades tecnológicas. As tratativas para tornar Porto Alegre mais cognitiva já começaram, segundo Kede. A ideia – exposta na presença do prefeito José Fortunati - é desenvolver sistemas de dados onde a população participe das decisões administrativas, além das questões envolvendo melhorias no trânsito e segurança.

Rodrigo Kede destacou que um dos grandes problemas atuais é o crescimento da população que vive na área urbana, que em 2007 chegava a 50%. Em uma perspectiva, o gestor acredita que em 2050 cerca de 70% das pessoas devem se instalar nos centros urbanos, aumentando problemas de saúde, segurança e fornecimento de energia elétrica. “É a partir daí que precisamos pensar em soluções inteligentes”, avalia. Segundo ele, a palavra que resume a empresa é ‘progresso’ e é a tecnologia de informação, especialidade da IBM, que torna isso possível. A multinacional aposta nestas inovações para alcançar resultados como o centro de operações, instalado recentemente no Rio de Janeiro e que interliga 90 órgãos da cidade, com previsão meteorológica de alta resolução com antecedência de até 48 horas. Em Porto Alegre a proposta de uma cidade inteligente faz parte do programa global IBM Smarter Cities Challenge, onde outros 36 municípios brasileiros também foram contemplados. Na capital gaúcha a iniciativa prevê a criação de um sistema que simula, analisa e organiza informações para avaliar impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento participativo. Kede também destacou as negociações que preveem a instalação de GPS em táxis e veículos de transporte público, melhorando a mobilidade e o monitoramento. Outro exemplo de sucesso da IBM é o de Endhoven, na Holanda, onde o uso de sensores ajudam o trânsito a ficar mais rápido e seguro.

A IBM conta com 3 mil colaboradores em 12 laboratórios de pesquisa espalhados em dez países do mundo. Somente no Brasil, a atuação da empresa chega a 38 cidades através do programa global IBM Smarter Cities Challenge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui