quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO: Amor à primeira vista expõe fotografias de bebês recém-nascidos

Exposição de Paloma Fantini em agosto no Shopping Iguatemi resgata a inocência e quietude dos bebês nas suas primeiras semanas de vida.

Belas imagens não trazem somente a técnica de apertar o botão no momento certo, a beleza e o encantamento também dependem da sensibilidade à altura das nuances artísticas do que está sendo fotografado. A artista visual Paloma Fantini carrega essa sensibilidade desde cedo e traz em Amor à primeira vista sua ligação com fotografia infantil. A exposição conta com obras sempre ambientadas nos primeiros quinze dias de vida dos bebês e será lançada ao público no Shopping Iguatemi no dia 15 de agosto de 2013.

As sessões de fotos new born  exigem o maior cuidado porque os modelos são recém nascidos. A fotógrafa explica que os bebês precisam estar em sono profundo para conseguir o resultado de naturalidade, para isso ela orienta que os pais tentem deixar o filho aproximadamente 1 hora acordado antes da sessão de fotos. O clima apropriado é o dos dias mais quentes porque a criança tem que estar pelada, porém se o dia é frio há uma climatização especial no estúdio, explica Paloma.

Outro detalhe é o vestuário, as toucas que são usadas nas sessões são exclusivas e feitas pela mãe da artista com tecido especial para os pequenos modelos. Um dos diferenciais do trabalho é que a luz utilizada é a natural, flashs e ruídos assustam a criança e o objetivo de Paloma é sempre zelar pelo bem estar do bebê.

Segundo a artista “A maternidade transforma as mães em deusas – mantenedora dos seres mais bonitos - porque ser mãe é um milagre da natureza. É incomum e mágico ter um filho, por isso a importância do registro new born.” Anelise Guterres, uma das clientes mensais de Paloma, afirma que engravidar sempre foi um sonho, quando ele se tornou realidade ela quis registrar todos os momentos desde a gravidez até o 1° aniversário do filho. Ela se admirou com o acompanhamento delicado e profissional de Paloma ao longo dos 13 álbuns do pequeno Gabriel e acrescenta “O bom do new born e do trabalho subsequente é que registrar os detalhes é muito gostoso porque muitas vezes a mãe não sente passar o tempo”.

Paloma é pintora de quadros a óleo desde os 14 anos de idade, em razão da identificação e gosto pela área artística graduou-se em Artes Visuais. O trabalho no âmbito materno se iniciou com o sentimento e dedicação pessoal, o nascimento de sua filha primeira filha a fez perceber que a experiência e visão artística poderiam criar novos conceitos fotográficos especialmente para bebês, crianças e gestantes. Assim ela iniciou novos estudos e especializações na arte fotográfica abrindo seu estúdio e atelier fotográfico na cidade de Canoas em 2009.  Quando engravidou pela segunda vez ela sentiu necessidade de se especializar em fotografia new born e então realizou vários cursos, inclusive com as renomadas Fernanda Sanches e Simone Silverio.

Sempre exigente com os detalhes, pois acredita que eles fazem toda a diferença, atualmente a artista se divide no trabalho artístico, na preparação da exposição Amor à primeira vista e também na montagem de seu estúdio fotográfico na cidade de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento que será inaugurado em breve.

Amor à primeira vista – por Paloma Fantini
15 a 30 de agosto de 2013
Coquetel de abertura no dia 15/08 às 19h
Shopping Iguatemi – Av. João Wallig, 1800 Porto Alegre/RS
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui