terça-feira, 13 de agosto de 2013

GASTRONOMIA: DELÍCIAS DO INVERNO ORIENTAL

Conheça os pratos japoneses que aquecem seu paladar

O inverno chegou e a gastronomia japonesa oferece um misto de pratos deliciosos para aquecer seu paladar. Muita gente não sabe, mas nem só de sushis e sashimis vivem os amantes da culinária oriental. Além de proporcionarem uma sofisticação da alta gastronomia, os pratos quentes possuem uma característica interessante e benéfica à saúde, pois utilizam especiarias e ervas como gengibre e cebolinha, ingredientes que ativam a circulação sanguínea e aquecem o corpo.

Pouco conhecidos no Brasil, estes pratos desafiam a criatividade dos sushimans. Afinal, os chefs precisam despejar todo o seu potencial em combinações que acrescentem sabor e calor aos sushis, diversificando e formando uma nova cozinha ao adaptar o tradicional em contemporâneo. Vamos conhecer alguns?

Sukiyaki: cozido japonês preparado com legumes e um tipo de carne, frango ou porco e às vezes até peixe montado harmonicamente em um tacho e servido a mesa como prato coletivo.

Yakissoba: sem sombra de dúvidas o prato oriental mais conhecido entre os ocidentais a massa Lámen com legumes "al dente", e carne de frango ou suína e mollho a base de shoyu ganhou inúmeros adeptos no Brasil e é uma ótima pedida para os dias frios.

Missoshiru: uma entrada oriental, mas que merece um destaque entre os pratos quentes, com um potencial proteico muito grande. Esta sopa de soja com tofu não apenas aquece ao chegar em um restaurante japonês como também abre o apetite e prepara o corpo para a refeição.

Tempurá: legumes, frango e camarão ganham uma nova óptica quando apresentados empanados e crocantes com um tempero oriental a base de óleo de gergelim cebolinha e gengibre.


Para aqueles que são fãs e não descartam os sushis uma surpresa: eles também oferecem seu charme no inverno! Destacam-se os seguintes:

Hot Filadelfia: sushis empanados recheados de salmão, cebolinha e cream cheese.

Monte Fuji: empanados crocantes de salmão e cream cheese equilibrados sobre laranjas e cobertos com molho teriyaki.

Sashimis e Niguiris Selados ou Flambados: (bolinho de arroz coberto com lâmina de pescado) passam por um processo que utiliza um maçarico para "tostar" levemente o pescado, dando uma cara de grelhado ao sushi, proporcionando uma textura mais peculiar ao paladar em dias frios. Outra opção é marinhar a peça, ou seja, mergulhar o sushi no suco de limão e especiarias podendo conter saquê dentre outros ingredientes quentes.


Sobremesas e bebidas

As sobremesas não ficam de fora e se destacam em algumas especialidades. Aconchegando o fim da refeição, fondues, brownies e até rolinhos Primavera e Romeu e Julieta entram no cardápio destas delícias contemporâneas. Grande destaque do Meso Home Sushi, restaurante  em que oferece cardápio oriental em Porto Alegre, é o consagrado Affazushi: morango e brigadeiro em folha de Tamagô regado com ganache de chocolate, criação do chef do Meso Home Sushi, Lucas Oliveira.

Para acompanhar estas delícias, o saquê é uma ótima pedida. Um legítimo fator de integração cultural, o saquê conquistou o Brasil com a saquerinha, ao mesmo tempo em que traz sua tradição milenar. Pode ser degustado quente, tornando-o perfeito para o inverno. Uma saborosa forma de se aquecer nos dias mais frios. “O saquê do tipo seco cai bem com alimentos pesados, como yakisoba e tempurá”, sugere Oliveira. Outra bebida que harmoniza perfeitamente é a cerveja escura e cerveja de trigo, excelentes para dias frios.

Os vinhos também vêm ganhando o mercado das harmonizações com sushi. Em especial os tintos jovens e leves, brancos maduros e roses trazem o paladar requintado à refeição. Uma boa espumante Demi sec, Brut ou Rose também levam sofisticação e sabor. Há quem diga que a melhor harmonização com sushi seja o uísque. Experimente, inove! O que vale é a degustação!

Crédito das imagens: Home Sushi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui