quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TEATRO: Aos nossos filhos, espetáculo estrelado pela atriz portuguesa Maria de Medeiros, entra na programação do Porto Alegre em Cena

Laura Castro escreveu a história a partir de sua experiência pessoal contracena com Maria de Medeiros

Espetáculo teatral com texto de Laura Castro e direção de João das Neves trata das relações familiares contemporâneas. O projeto leva pela primeira vez aos palcos brasileiros a atriz portuguesa Maria de Medeiros, conhecida mundialmente por sua atuação no filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. O tema encontra sua síntese no embate de mãe e filha. A mãe, interpretada por Maria de Medeiros, é divorciada, com três casamentos, filhos em dois deles, mais os enteados. É uma mulher que lutou contra a ditadura no Brasil, pegou em armas, foi exilada e morou em diversas partes do mundo. A filha, vivida pela também atriz Laura Castro, é mais “careta” e vive um casamento que já vai completar 15 anos com outra mulher que está grávida do primeiro filho do casal.

A peça se passa na noite em que a filha conta à sua mãe que vai ter um filho através da barriga de sua companheira. A notícia traz à tona os encontros e os conflitos das duas gerações. Nesse momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias a seu tempo e tem como pano de fundo questões como liberdade individual e novas configurações familiares, com suas consequências, desdobramentos e afetos.

Aos nossos filhos nasceu de uma experiência pessoal da autora. Casada há 13 anos com Marta Nóbrega, tem, juntas, três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada). “A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV Novas Famílias, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa e acabamos nos tornando personagens”, conta Laura.

Maria de Medeiros decidiu realizar seu primeiro trabalho teatral no Brasil por seu profundo interesse pela temática do espetáculo entre outras coincidências. Ela realizou o filme “Repare bem” que relata a história de três gerações de mulheres perseguidas durante a ditadura militar do Brasil, tendo como ponto de partida o militante brasileiro Eduardo Leite, conhecido como “Bacuri”. Essa realização a tornou intimamente ligada ao tema da peça, ao conflito de gerações e, em especial à sua personagem Vera (ativista brasileira perseguida pelo regime militar). Além do tema em comum, a atriz está escrevendo longa-metragem sobre um casal de homens que desejando ter filhos, têm um bebê inseminado nos Estados Unidos. Maria também gravou, em seu último CD, a canção “Aos nossos filhos”, título da peça.

O engajamento político e a luta pelas liberdades pontuam sua trajetória. Como cineasta, a portuguesa tornou – se conhecida pela ficção Capitães de Abril, um retrato da Revolução dos Cravos em seu país. Intérprete de filmes como Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, e Henry & June, de Philip Kaufman, Maria começou a carreira no teatro.

O premiadíssimo João das Neves, que dirigiu o teatro de rua do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) até a sua extinção pelo golpe de 1964 e fundou o histórico grupo Opinião, reforça, em sua direção, o papel do texto como instrumento artístico de reflexão social importante. O tema se torna relevante no país, refletindo a mudança nos costumes e nas políticas públicas, como na recente decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece a união estável de casais homossexuais.


Aos nossos filhos
Dias 4 e 5 no Teatro Renascença, às 20h
Ingressos à venda a partir de 25 de agosto nas bilheterias do Festival
Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307. Cidade Baixa. Porto Alegre
ou pela Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br


20º Porto Alegre em Cena - De 03 a 23 de setembro de 2013

Patrocinadores apresentadores: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem
Patrocinadores: Caixa, Companhia Zaffari e Timac Agro
Promoção: Clube do Assinante ZH

Uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Secretaria Municipal da Cultura - 25 anos

Saiba mais:
www.poaemcena.com.br
poaemcena.blogspot.com.br
www.facebook.com/poaemcena
http://twitter.com/festpoaemcena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui