quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ARTE: Exposição do Núcleo Urbanóide na Urban Arts


A arte urbana invade a galeria Urban Arts POA a partir desta quinta-feira, dia 24 de outubro. O Núcleo Urbanóide traz para o espaço a essência e estética das ruas da cidade, mostradas pelo universo de influências e referências de seis artistas: Leopoldo Costanzo, Lucas Anão, Marcio Peixe, Jotapê Pax, Marcelo Pax e Eduardo Guspe.

Fundado em 2007, o Núcleo Urbanóide é um coletivo responsável por projetos importantes na cena brasileira e internacional de arte urbana. O projeto é um atelier coletivo aberto a artistas urbanos, que já foi responsável por mais de 20 exposições de artistas locais, nacionais e internacionais, além de painéis, oficinas, palestras e curadorias, sempre de forma independente.

A exposição apresenta trabalhos inéditos e um acervo produzido nos últimos meses. O estilo pode ser percebido pelos diferentes traços e temas relacionados com a vivência de cada artista. As obras trazem o conceito urbano do grupo que se utiliza de traços livres e o improviso de diversas técnicas.

Sobre os artistas

Leopoldo Costanzo – O artista, arquiteto por formação, desenvolve pinturas, desenhos, formas e texturas em diferentes materiais. Já realizou exposições coletivas nacionais e internacionais como no Centre D’exposition Raymond-Lasnier, no Canadá e Out North Gallery Anchorage, no Alasca.

Lucas Anão – Por meio do Graffiti, o artista tem um trabalho diversificado e sensível, que usa o surreal para transmitir ao expectador algo lúdico, real e transcendente. Utiliza em suas obras diversos materiais como aquarela, lápis de cor, canetas hidrocolores, tinta látex, canetas foscas e sprays.

Marcio Peixe – Para compor o seu trabalho, o artista utiliza materiais encontrados na rua e elementos da natureza. Suas telas e esculturas revelam a era digital em que vivemos e a rotina robotizada, que faz com que não se perceba as inúmeras oportunidades que nos cercam.

Jotapê Pax – O artista já participou de exposições coletivas nacionais e internacionais e assinou ilustrações em importantes peças publicitárias. Suas pinturas têm referências de arte primitiva e literatura de cordel e segue uma linha com traços que remetem à arte egípcia e pinturas africanas.

Marcelo Pax – Começou sua trajetória ainda cedo estimulado pela convivência dos pais artesãos. O artista trabalha com um estilo muito particular em um universo lúdico, onde seus personagens habitam um mundo próprio. Cores vibrantes, traços orgânicos e formas geométricas são as características que representam sua obra.

Eduardo Guspe – O artista, formado em Turismo, busca inspiração na atmosfera urbana, detalhes do cotidiano, placas de sinalizaçāo e texturas que nos envolve diariamente. Suas obras trazem traços abstratos, sempre utilizando latas de spray. Em 2010, fundou a Donuts Shop, que é referência para materiais artísticos direcionados para a arte de rua, em Porto Alegre.

Serviço
Exposição de Arte Urbana por Núcleo Urbanóide, com os artistas Leopoldo Costanzo, Lucas Anão, Marcio Peixe, Jotapê Pax, Marcelo Pax e Eduardo Guspe.
De 24 de outubro a 18 de novembro, de segunda à sexta das 10h às 19h, e sábados das 11h às 19h, na Urban Arts Porto Alegre (Rua Quintino Bocaiúva, 715 – Moinhos de Vento)
Entrada Franca 
Urban Arts Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui