segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LITERATURA: LIVRO SOBRE O ENSINO DO HOLOCAUSTO SERÁ LANÇADO NA FEIRA DO LIVRO

Obra aborda os direitos humanos e o respeito às diferenças. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorrem durante a Feira do Livro de Porto Alegre, dia 11/11, às 19h.

O livro "Ensinando sobre o holocausto na escola" apresenta uma abordagem conceitual e histórica sobre tema, com foco no ensino sobre os direitos humanos e o respeito às diferenças. A obra foi criada para os professores de História dos ensinos fundamental e médio que desejam trabalhar o assunto em sala de aula. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorrem durante a Feira do Livro de Porto Alegre, dia 11/11, às 19h.

O objetivo principal da obra é apresentar informações históricas e atividades para fomentar uma postura crítica dos alunos em relação aos fatores que culminaram no Holocausto. Ao longo do texto, os autores indicam diversas atividades didáticas, sugestões de filmes, dicas de pesquisa e bibliografia a fim de auxiliar no trabalho do professor. A obra também ressalta a atemporalidade do tema, relacionando-o com problemas da sociedade atual como o preconceito, racismo e desrespeito à diferença. Nilton Mullet Pereira e Ilton Gitz, autores do livro e professores, reforçam: "Este livro, ao permitir o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos fatores que levaram ao Holocausto, instrumentaliza o professor para o importante e sempre atual debate, junto aos alunos, relativo ao respeito dos direitos humanos."

O holocausto define a perseguição e morte de cerca de seis milhões de judeus pelo governo nazista alemão. O nazismo chegou ao poder em 1933 no país e foi derrubado em 1945. A Lei nº 10.965, de 18 de outubro de 2010, tornou o ensino do holocausto obrigatório nas escolas municipais de Porto Alegre.

"Vivemos em um país que tem sérios problemas de violações dos direitos humanos. Este livro, com certeza, contribuirá para que tenhamos, no futuro, mais cidadãos e cidadãs.", afirma Marcos Rolim, jornalista, sociólogo e consultor na área de segurança pública. O livro foi publicado sob a chancela da UNESCO.

SOBRE OS AUTORES:
Nilton Mullet Pereira: Professor da área de Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em História e Doutor em Educação.

Ilton Gitz: Professor da área de Cultura Judaica do Colégio Israelita Brasileiro. Licenciado em Geografia e Especialista em Educação Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Ensinando sobre o holocausto na escola".
QUANDO: 11/11
ONDE: Praça de autógrafos da Praça da Alfândega, em Porto Alegre.
HORÁRIO: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui