segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MÚSICA: Obra de Jaime Vaz Brasil ganha a voz de Ivo Fraga em disco, com lançamento em novembro

Jaime e Ivo lançam CD no próximo dia 28, às 19h, na Livraria Cultura, com sessão de autógrafos

Letrista reconhecido, poeta, escritor e duas vezes vencedor do Prêmio Açorianos, Jaime Vaz Brasil tem uma obra vasta, com mais de 400 composições gravadas em CD´s de importantes festivais como Califórnia da Canção Nativa, Musicanto e Moenda da Canção, além de álbuns autorais. E ele tem uma parceria de longa data com Ivo Fraga, intérprete de renome que também figura na cena cultural dos festivais do Rio Grande do Sul. Agora, essa parceria de cerca de 30 anos, toma forma com o lançamento do CD “Jaime Vaz Brasil interpretado por Ivo Fraga”, que acontece no dia 28 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura, com sessão de autógrafos de Jaime e Ivo. As letras de Jaime ganham a interpretação de Ivo em 16 faixas musicadas por Eduardo Jaeger, Flávio Brasil, Marco Aurélio Vasconcellos, Mário Barbará, Pery Souza, Ricardo Freire, Sérgio Rojas, Toneco da Costa e Vinícius Brum.

O disco foi produzido por Ricardo Freire e conta com músicos como Gustavo Assis Brasil (guitarra, viola e violão), Paulo Bracht (teclado), Márcio Rosado (violão), Ângela Gomes e Tuny Brum (vocais), Gérson Rios (guitarra), Sandro Cartier (percussão), Guilherme Barros (violão). O CD passou pelas mãos de profissionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com gravação e finalização em Santa Maria, mixagem em Florianópolis e masterização em Porto Alegre.

Jaime Vaz Brasil publicou seis livros, entre eles os vencedores do Prêmio Açorianos: “Livro dos Amores” e “Pandorga da Lua”. As obras “Os Olhos de Borges” e “Inventário de Cronos” foram finalistas do Açorianos. Ainda em forma de reconhecimento de sua obra, o poema “A Primeira Morte” ganhou o prêmio Fellipe D´Oliveira. Possui vários poemas, contos e ensaios publicados em antologias no Brasil e Portugal.

Na música, expoentes do Rio Grande do Sul e alguns dos grandes nomes brasileiros estão ao lado de Jaime em momentos da sua carreira. O disco “Os Olhos de Borges” contém os poemas do livro em versão musicada e interpretados por diversos artistas gaúchos, entre eles Vitor Ramil, Kleiton e Kledir e Hermes Aquino. A leitura dos poemas ganhou vozes de Leopoldo Rassier, Armindo Trevisan, Luiz Coronel, Maria Carpi, Dilan Camargo e o próprio autor. Já o livro/CD infantil “Pandorga da Lua”, tem poemas musicados por Ricardo Freire e interpretados por Lucinha Lins, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Geraldo Flach, Luiz Carlos Borges, Loma, Lucia Helena, Os Angueras, Ivo Fraga e Isabela Fogaça. Lançou também o CD “Milonga do Pendular Encontro” em parceria com o ex-Almôndega Pery Souza.

Ivo Fraga é dono de uma voz inigualável. Participa ativamente da cena cultural do RS desde o I Festival Universitário, apresentado na Reitoria da UFRGS em 1967. Também esteve presente no Festival da TV Gaúcha com a orquestra de Paulo Coelho. Frequentador do famoso “Piano Bar”, reduto boêmio da rua Caldas Júnior, Ivo passou a se relacionar com importantes músicos da época. Participou ainda do programa “A Grande Chance”, na extinta TV Tupi, precursor dos programas de calouros e novos talentos, como o atual The Voice. Na época, foi selecionado para representar o Estado na edição nacional do programa, no Rio de Janeiro. A partir desse evento, Ivo passou a participar de todos os programas musicais ao vivo que faziam parte da programação das três emissoras de televisão existentes na época (Gaúcha, Piratini e Difusora), além de programas de auditório pela Rádio Itai. Fez também incursões pelo interior do estado em caravana pela TV Piratini. Sua participação nos festivais de música do Estado, a partir da década de 1970, é marcante. Ivo Fraga foi o intérprete de composições de projeção folclórica como Cordas de Espinho e Caminhada, ambas apresentadas em edições da Califórnia da Canção. Deu voz à música “Interiorano Coração”, vencedora do terceiro Musicanto. Em 1983 conheceu o poeta Jaime Vaz Brasil e, a partir de então, passou a interpretar suas composições em festivais, recebendo diversos prêmios como melhor intérprete.

Serviço: 
Lançamento do CD “Jaime Vaz Brasil, interpretado por Ivo Fraga”,
Dia 28 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura
Sessão de autógrafos de Jaime Vaz Brasil e Ivo Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui